o que não é sugerido para um dependente químico

Como reconhecer um dependente químico – Entenda para poder ajudar!

VEJA AINDA:

Clinica de recuperação em São Paulo – Perguntas e respostas

5 melhores Clínicas de Recuperação / Reabilitação Femininas SP

O vício em drogas é uma das doenças mais devastadoras e destrutivas que existem.

Pessoas que sofrem de dependência química podem ter suas vidas completamente transformadas pela busca constante por sua droga de escolha, muitas vezes levando a consequências graves como problemas de saúde, desemprego, problemas familiares e financeiros, entre outros.

Reconhecer um dependente químico é o primeiro passo para ajudar a pessoa a buscar o tratamento e se livrar do vício.

Existem muitos sinais e sintomas que podem indicar que alguém é um dependente químico.

Aqui estão alguns dos indicadores mais comuns:

  • Mudanças de comportamento: a dependência química pode levar a mudanças no comportamento da pessoa. Ela pode se tornar mais secreta, agressiva ou ansiosa. Pode perder o interesse em hobbies ou atividades que costumava gostar e se tornar mais educacional socialmente.
  • Mudanças físicas: o uso prolongado de drogas pode ter efeitos físicos evidentes na pessoa. Ela pode parecer cansada, ter olhos vermelhos ou dilatados, ter perda de peso ou apresentar sinais de falta de higiene.
  • Problemas financeiros: o vício pode ser muito caro e levar a problemas financeiros graves. A pessoa pode pedir dinheiro emprestado com frequência ou ter dificuldade para pagar as contas.
  • Dificuldades no trabalho ou na escola: a dependência química pode afetar a capacidade da pessoa de manter um emprego ou um desempenho escolar adequado.

Buscar ajuda nesse momento de extrema dificuldade pode ser uma excelente ferramenta, sobretudo quando o assunto é dependência química.

O adicto passa por um processo interno de muita dúvida e questionamento, sempre em busca de se entender, a aceitação da doença pode não vir imediatamente.

Em muitos casos, todavia, o reconhecimento do próprio adicto pode demorar muito mais do que o que se imagina.

Formas de tratamento – Como reconhecer um dependente químico

A metodoogia de tratamento pode ser a mais variada possível, a internação de dependentes químicos e ou internação para alcoólatras pode se dar

em casos onde o paciente já tenha buscado ajuda e tratamento de diversas maneiras distintas, deve ser uma medida extrema mas que pode colaborar e muito

para a recuperação.

Em diversos textos dessa plataforma, é de fato possível encontrar soluções sobre tratamentos de dependentes químicos em clínica de recuperação, e outras formas.

É possível ainda, encontrar informações de como um clínica pode contribuir positivamente no processo de reabiltação, como por exemplo, afastando o adicto da sua área de risco.

Outro ponto importante e que é de grande valia em se tratando de reabilitação da dependencia química é de fato a equipe multidisciplinar presente nas clinicas de recuperação.

O adicto é envolvido em um tratamento completo, visando melhora em todos os aspectos da sua vida que foram exterminados pela adicção, como por exemplo:

  • vida social
  • espiritualidade
  • autoconhecimento
  • saúde fisica
  • atividades laborais
  • rotina
  • vida acadêmica
  • saúde mental
  • sentimentos
  • a forma como lida com suas dificuldades
  • a inabilidade em concentração / atenção
  • vulnerabilidade social

Entre outros diversos aspectos.

Vale ressaltar que a dependência química é uma doença biológica, psicológica e social, e que portanto, precisa de um tratamento abrangente,

que possa restaurar todas essas arestas.

Quando falamos em tratamento ambulatorial, essa modalidade requer muito esforço, boa vontade e ainda assim pode ser muito difícil uma vez que o paciente

terá de lidar com todas as suas dificuldades embuído em sua compulsão e obsessão.

O tempo no tratamento de dependentes químicos é o melhor aliado do adicto, uma vez que não existe remédio para desintoxicação, as medicações e atendimentos

colaboram para o processo, mas o tempo em abstinência é portanto, sem sombra de dúvida o maior aliado para o processo se tornar cada vez mais sólido.

A recuperação é gradativa, um dia após o outro o paciente vai se fortalecendo mais, e em função disso, a internação pode ser uma excelente ferramenta.

Do ponto de vista clínico, o paciente recebe apoio em tempo integral, o que favorece uma recuperação sólida e duradoura.

Visitas dentro de uma clínica

O afastamento social e o fato das visitas acontecerem de fato somente uma vez ao mês pode pesar na decisão de muitas famílias, mas isso acontece por alguns motivos:

1- O paciente precisa desse tempo de afastamento de qualquer informação externa ainda que benéfica, para que possa refletir sobre tudo que passou, sobretudo,

para refletir sobre o que a droga subtraiu de sua vida.

2 – Fortalecer os laços, resgatar os afetos, refletir sobre a sua relação com as demais pessoas que formam seu ciclo social.

3 – Refazer sua rota, pensar em novos sonhos, novas carreiras, coisas que façam sentido para a sua nova vida.

4 – Reavaliar a sua rotina, pensar sobre possíveis mudanças geográficas e demais considerações que o programa de prevenção a recaídas pode trazer para que ele possa refletir.

5 – Conscientização sobre a doença, seus mecanismos de defesa, reconhecer seus gatilhos.

6 – VALORIZAR O QUE ELE TEM

Esses pontos, todavia, só poderão ser explorados em um movimento de introspecção e auto análise, ele precisa se entender com ele mesmo, e para isso,

ter o mínimo de contato / informação externa.

É uma recomendação da grande maioria das clínicas, que as visitas sejam mensais e as ligações semanais.

Lembrando que a dependência química é uma doença do indíviduo e embora a família queira e deva participar, o investimento em uma clínica só surtirá efeito SE O PACIENTE ADERIR

a esse processo sobretudo de autoconhecimento, as ações pós internação só serão em prol da recuperação se o paciente tiver consciência, do contrário é tempo (e dinheiro) perdido.

Portanto, cabe a família confiar e colaborar com esse processo, por mais difícil que seja.

Reconheceu um dependente químico? BUSQUE AJUDA!

Há diversas formas de tratamento disponíveis no mercado, por isso não deixe de buscar ajuda.

Por ser uma doença progressiva, todo o tempo poupado é bem vindo e benéfico na recuperação.

Quanto mais cedo de fato começar o processo de recuperação, mais sólida será!

FALE CONOSCO E CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES EM TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS E ALCOÓLATRAS!

GRUPO CAPITAL REMOÇÕES