Tratamento Dependência em Jogos

Recuperação / Reabilitação em SP

Jogo patológico ou ludomania

 Popularmente conhecido como “vício do jogo”, se refere ao comportamento de persistir em jogar recorrentemente apesar de consequências negativas ou do desejo de parar. É mais prejudicial e conhecido entre jogos que envolvem dinheiro, mas qualquer jogo prazeroso pode se tornar viciante.

Para a OMS esse transtorno “consiste em episódios repetidos e frequentes de jogo que dominam a vida do sujeito em detrimento dos valores e dos compromissos sociais, profissionais, materiais e familiares”

 

 

Muita gente gosta de se reunir com amigos e familiares nos finais de semana para jogar um baralho. Alguns, porém, só acham graça quando jogam a dinheiro real. Às vezes, as apostas começam baixas, mas vão ficando mais pesadas, até que as pessoas começam a endividar-se e entram num processo patológico gravíssimo que causa sérios danos para elas e para a família.

 

 

Se uma moeda  foi jogada 3 vezes e nas 3 o resultado foi cara, qual a probabilidade do próximo resultado ser coroa? Apesar da chance continuar apenas como 50% é comum acreditar que a cada fracasso a chance de sucesso na próxima tentativa será maior. A análise de probabilidades de outra cara só será de 6,25% caso a pergunta fosse “Qual é a chance de obter 4 caras consecutivas?”. Em cada tentativa individual a chance permanece sendo 50% independente dos resultados anteriores.

 

A tendência ao jogo patológico não significa falta de caráter ou fraqueza moral. É uma doença comportamental semelhante à dependência química dos usuários de álcool ou de drogas e, como elas, tem tratamento.

 

O ideal é que os familiares e o próprio jogador patológico se convençam de que devem admitir o problema e procurar a orientação de profissionais especializados em saúde mental. O jogo patológico é um transtorno psiquiátrico e não um desvio de caráter. Encará-lo de outra forma só trará dissabores e sofrimento.

Tratamento Dependência em Jogos
5 (100%) 1 vote