Clínica de tratamento para alcoólatras SP

O álcool (bebida alcoólica) é uma das poucas drogas que têm o consentimento da sociedade para a sua utilização DELIBERADAMENTE, o que facilita a sua aquisição e o uso indiscriminado em qualquer local. Só é visto como um problema, quando é utilizado de forma exacerbada e quando se agrava o problema. Os efeitos causados pelo álcool incluem duas fases: uma estimulante e outra depressora. Na fase estimulante, surge a euforia, desinibição social e facilidade para falar em público. Os efeitos depressores se traduzem por falta de coordenação motora, sonolência e descontrole. O efeito depressor é acentuado pelo consumo excessivo do álcool, podendo levar ao estado de coma. Ele age diretamente em órgãos como fígado, coração, vasos, e parede de estômago, e seu uso prolongado pode desencadear patologias em cada um deles. O alcoolismo é uma doença muito comum, e é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as consequências decorrentes.

A identificação precoce do alcoolismo geralmente é prejudicada pela negação dos dependentes quanto a sua condição de alcoólatras (alcoolistas). As manifestações corporais costumam começar por vômitos pela manhã, dores abdominais, diarreia, gastrite, aumento do tamanho do fígado do dependente. Pequenos acidentes rotineiros que provocam contusões, e outros tipos de ferimentos se tornam mais freqüentes, bem como esquecimentos mais intensos do que os lapsos que ocorrem naturalmente com qualquer um, envolvendo obrigações e deveres sociais e trabalhistas.

>Tratamento Do Alcoolismo

É muito mais comum do que se imagina a coexistência de alcoolismo com outros problemas psiquiátricos prévios ou mesmo precipitante. Os transtornos de ansiedade, depressão e insônia podem levar ao alcoolismo.

A Clínica de Reabilitação em São Paulo da Capital Remoções é especialista no tratamento de alcoolismo. Metodologias  modernas e embasadas, aplicadas por profissionais altamente capacitados, asseguram o sucesso do tratamento.

Entenda como funciona uma clínica de reabilitação para dependentes químicos

As pessoas sempre querem entender qual é a melhor maneira de tratar um dependente químico, e não existe dúvida quanto a resposta, as clínicas de recuperação para dependentes químicos são os locais mais apropriados para receber este público. Objetivo deste post é fazer você entender o que são as clínicas de reabilitação e como elas funcionam, tanto às para pessoas dependentes de drogas ilícitas quanto às para alcoólatras.

As substâncias químicas interferem muito no cotidiano do indivíduo que as consomem de forma gradual e crônica, podem gerar uma série de efeitos deletérios ao indivíduo, cada substância química tem o seu efeito, porém é unanimidade afirmar que todas elas fazem mal à saúde se forem consumidas em excesso, o corpo da pessoa não está preparada para receber grandes doses ao longo do tempo. Porém não existem somente malefícios físicos do uso excessivo das drogas, estas substâncias também destroem relações familiares, relacionamentos amorosos e prejudicam muito a parte mental e emocional da pessoa.

Quando o indivíduo se torna dependente químico, os problemas que a droga gera não ficam restritos somente a quem consome, os familiares também são muito prejudicados pelo vício. As drogas têm um poder de controle sobre a mente do adicto, elas controlam toda a sua vida e a sua rotina, e mesmo que ele não queira usá-las, os impulsos são mais fortes do que ele, a irracionalidade e a submissão perante a substância tomam conta de sua vida.

Durante muito tempo os pesquisadores procuraram estudar muito sobre a dependência química, os fatores que levam uma pessoa a se tornar doente crônico, e evidenciaram muitas conclusões, porém o mais importante em todos os estudos é poder planejar uma estratégia para poder controlar e evitar que as pessoas se tornem viciadas em drogas. Com o avanço das tecnologias e da medicina muitos métodos de tratamento foram criados e aperfeiçoados, buscando a intervenção neste tipo de situação. Todo esse avanço se reflete nas clínicas de reabilitação para dependentes químicos que utilizam essas metodologias como ferramenta terapêutica.

A Organização Mundial da Saúde, a OMS, no ano de 2001 classificou a dependência química como uma patologia/ transtorno psiquiátrico, portanto ela deve ser encarada como um problema de saúde pública onde toda a sociedade é afetada caso os índices de pessoas doentes aumentem. As maiores taxas de violência e criminalidade urbana estão diretamente relacionadas ao aumento do número de dependentes químicos, sem contar que ela leva muitos adictos ao óbito. Trata-se de uma patologia muito perigosa e deve ser tratada com seriedade pelos órgãos governamentais.

Após muitos estudos sobre o assunto, surgiram as clínicas de recuperação para dependentes químicos e para alcoólatras, as melhores metodologias de tratamento foram colocadas dentro dessas unidades, todas visando receber uma grande quantidade de adictos com um único objetivo, a sua reinserção na sociedade e a cura da dependência, livrando-se assim de todos os perigos que o mundo lhe oferece.

Os métodos são bem objetivos, sempre baseados em estudos científicos e aplicados com ética e compromisso. O tratamento pode parecer simples para muitos, mas não é bem assim que funciona, é necessário esforço de todas as pessoas envolvidas, o próprio adicto deve reconhecer que está doente, familiares também tem papel importante nesta etapa, devem apoiá-lo, os dependentes químicos nunca podem sentir-se abandonados ou acharem que não existe mais chance, sempre há uma luz no fim do túnel, basta querer e se esforçar ao máximo.

No Brasil existem muitas opções de clínica de recuperação, algumas são exclusivas para homens, outras para mulheres, algumas clínicas são mistas, aceitam ambos os sexos. Algumas unidades são especializadas no tratamento de alcoolismo, outras tratam pacientes viciados em drogas psicotrópicas, como crack, cocaína, maconha, heroína entre outras.

São Paulo é o estado com maior número de pessoas afetadas por esta doença, são diversas as oportunidades de lugares especializados para tratar no estado, clínicas de reabilitação para dependentes químicos em São Paulo possuem ampla infraestrutura, cronogramas rígidos, importantes regras a serem seguidas, métodos comprovadamente eficientes, programas de ajuda aos familiares dos envolvidos e muitas outras vantagens.

São muitas as políticas públicas de prevenção ao uso de drogas, a cada ano os governos federais e estaduais colocam uma grande quantidade de dinheiro com o objetivo de prevenir os altos índices de pessoas dependentes químicas e diminuir a incidência de indivíduos que podem se tornar dependentes no futuro. São muitos os programas de prevenção, trabalhos voltados para educação e conscientização das pessoas, além de projetos sociais importantíssimos para evitar esse quadro.

Normalmente, as clínicas de recuperação são localizadas em locais longe do centro urbano, muitas clínicas estão localizadas em fazendas ao redor de uma extensa área verde, sem nenhum risco ao adicto. Centro urbano é um forte gatilho para que as pessoas voltem a utilizar a substância química, por isso as unidades estão em locais estratégicos, onde não há nenhum risco de recaídas.

A primeira etapa dentro de uma clínica de recuperação é desintoxicação do corpo, para que isso possa acontecer é necessário que o médico responsável prescreva alguns fármacos que farão com que as drogas contidas no organismo do indivíduo sejam eliminadas, isso facilita muito o processo de tratamento e a sua reabilitação física, amenizando todos os sintomas causados pela abstinência.

Não é apenas um médico que faz parte da equipe de uma clínica de reabilitação, existem nutricionistas, enfermeiros, cozinheiros, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, convidados especiais e muitas outras pessoas dispostas a ajudar o próximo. Essas pessoas trabalham com muito amor e carinho, pois não é fácil contornar uma situação tão delicada na vida de uma pessoa.

O sucesso do tratamento dentro de uma clínica depende de muitos fatores externos também, por isso os familiares são conscientizados a ajudar ao máximo o adicto, mesmo após a sua alta na clínica. Sozinhos nunca iremos conseguir nada.

Se você ficou interessado no assunto, agende uma visita em uma clínica de sua preferência, converse com pessoas que já passaram por essa situação ou até mesmo com os familiares dessas pessoas, essa interação pode ser muito esclarecedora para você.

Caso tenha ficado interessado em iniciar o tratamento de uma pessoa em uma clínica de reabilitação, entre em contato conosco, será um prazer muito grande poder ajudar a vida de quem tanto precisa de apoio.