O que é co-dependência?

O que é co-dependência?

VEJA TAMBÉM:

Estatísticas sobre dependência quimica e clínica de recuperação em SP

O Alcoolismo saiba mais e entenda como funciona o tratamento

A co-dependência é um padrão de comportamento emocional e psicológico disfuncional que pode surgir em relacionamentos interpessoais, especialmente em relacionamentos amorosos ou familiares.

Ela se manifesta quando uma pessoa se preocupa com as necessidades e desejos dos outros, sacrificando suas próprias necessidades e desejos em troca.

As pessoas co-dependentes tendem a sentir-se responsáveis ​​pelas emoções, comportamentos e escolhas dos outros, mesmo que não tenham controle sobre eles.

Elas também têm dificuldade em estabelecer limites saudáveis, o que de fato, pode levar a um comportamento destrutivo e prejudicial para si mesmos e para os outros.

A co-dependência, portanto, geralmente surge em ambientes disfuncionais, como famílias em que há abuso, dependência química, doenças mentais ou comportamentos compulsivos.

Nestes casos, a co-dependência pode ser uma tentativa de manter a estabilidade e a harmonia no ambiente, mesmo que isso signifique negar a própria identidade e felicidade.

Os sintomas da co-dependência incluem baixa autoestima, dependência emocional, medo da rejeição, necessidade de controle, dificuldade

em se comunicar de forma assertiva, negação de problemas pessoais e relutância em buscar ajuda profissional.

Tratar a co-dependência requer o reconhecimento do problema e a busca de ajuda profissional.

O que é co-dependência?
O que é co-dependência?

A terapia individual ou em grupo pode ser uma opção eficaz para ajudar uma pessoa co-dependente a desenvolver uma autoestima saudável, estabelecer limites e aprender a cuidar de si mesma.

É, portanto, importante lembrar que a co-dependência não é uma fraqueza ou um defeito de caráter.

É de fato uma condição que pode ser tratada e superada com o tempo, o esforço e a ajuda adequada.

A jornada sobetudo para a recuperação pode ser difícil, mas vale a pena para alcançar a paz interior, a felicidade e a harmonia em relacionamentos saudáveis ​​e equilibrados.