Como lidar com um viciado em drogas na família?

Grande parte dos dependentes químicos não percebe que necessitam de tratamento, principalmente por estarem em momento muito delicado de suas vidas. Desta forma, é muito importante que a família e os amigos estejam juntos nessa luta, e o início do tratamento seja iniciado.

Apesar do apoio dos familiares ser muito importante, é necessário saber como apoiar um dependente químico da maneira certa, com comportamentos adequados, pois caso contrário o dependente pode até piorar.

Diante dessa situação, mostraremos algumas dicas para vocês lidarem com um dependente químico, caso haja em sua família. Mostraremos a maneira com que uma clínica de reabilitação pode ser útil nesta luta.

Como apoiá-lo sendo parte da família?

A primeira coisa a se fazer é ajudá-lo a entender que ele não é o culpado e nem você pela dependência química, a dependência é uma patologia que pode surgir em pessoas que estão passando por um momento difícil.

Aceite a ideia de que vocês não têm culpa do vício que o ente querido passou a desenvolver.

Lidar com essa situação onde um ente querido passa por um tratamento por vício em drogas ou por vício em bebidas alcoólicas é muito complicado, a tarefa necessita de ajuda de todos os envolvidos, procure apoio, converse com outros familiares e pessoas que já passaram por isso e se oriente com profissionais.

Existem muitos grupos de apoio para familiares de usuários de droga, estes grupos são ótimas alternativas para aliviar o peso de uma internação, é uma troca de experiências e relatos muito importante. Cuide da sua própria saúde também para poder ajudar o seu ente querido nesta corrida pela cura.

Como lidar com viciado em drogas?

Como lidar com um viciado em drogas na família?
dependência química tem cura

Antes de buscar uma clínica de recuperação, você precisa saber como lidar com o viciado.

Apesar de ser um momento muito complicado, é indispensável que você deixe sentimentos como ódio, medos; você deve lidar com o dependente de forma carinhosa, amorosa e ouvi-lo.

Segunda etapa é conversar, escolha um ambiente tranquilo em que vocês possam conversar de maneira calma, próxima e sem interferência de ninguém.

Não aponte os defeitos do dependente químico, procure ajudá-lo e entender o que o faz usar drogas.

Escolha um momento na qual o seu ente querido esteja sóbrio.

Antes dessa conversa procure se preparar, tenha em mente todas as questões que você deve ter, exponha sua preocupação e diga que está do lado dele nesta luta.

Caso precisa de um mediador escolha um lugar público para ter essa conversa, ele poderá ajudá-la a tranquilizar o paciente.

Não perca a coragem, incentive o dependente químico a aceitar a situação e tratar-se.

Leia também: 

Método de Tratamento (capitalremocoes.com.br)

BUSCA DE CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO & RECUPERAÇÃO POR ESTADOS – CLÍNICAS DE DEPENDENTES QUÍMICOS (capitalremocoes.com.br)

Como uma clínica de reabilitação pode ajudar nesse momento? – Como lidar com um viciado em drogas na família:

Anteriormente, procure sempre ajuda de profissionais capacitados que possam ajudá-lo a oferecer uma estrutura adequada para tratar o dependente químico, os profissionais saberão dizer qual é o tratamento mais adequado para cada situação.

A função do médico é encaminhar o dependente químico para uma clínica de reabilitação para viciados em drogas, a maioria das clínicas conta com uma equipe multidisciplinar que inclui médicos, psicólogos, orientadores, palestrantes, nutricionistas, fisioterapeutas, todos capacitados a ajudar neste momento.

Outros assuntos:

De prisão a overdose: ex-jogadores falam sobre vícios ao Câmera Record – Fotos – R7 Câmera Record