Clínicas de reabilitação de alto padrão no Brasil

As clínicas de reabilitação de alto padrão do Brasil são locais específicos para tratar dependentes químicos, elas disponibilizam tratamento personalizado e individual para cada dependente, as famílias são assistidas e o tratamento é completo.

Quando o viciado em drogas já não consegue se livrar delas ou de bebidas alcoólicas, sua família deve intervir já que ele não está conseguindo se ajudar.

Qual é a diferença entre uma clínica de reabilitação normal e uma clínica de alto padrão?

Todas as clínicas de reabilitação independente do padrão têm os mesmos objetivos, tratam pacientes com dependência química ou viciados em álcool.

Os pacientes são acolhidos, todo o apoio profissional é voltado aos pacientes, a clínica dá suporte psicológico, reabilita o físico do viciado, entre outras coisas.

Uma infraestrutura adequada, para realização das tarefas cotidianas, para lazer, consultas e terapias, ambiente confortável, alimentação nutritiva, é de extrema importância para a reabilitação.

Uma clínica de reabilitação de alto padrão tem estrutura mais capacitada para atender a todos.

Vamos detalhar a estrutura destas clínicas – Clínicas de reabilitação de alto padrão no Brasil

As clínicas de reabilitação de alto padrão são locais harmônicos, aconchegantes, tranquilos, e que possam ter a estrutura necessária para lidar com possíveis crises de saúde, portanto é imprescindível uma equipe da área da saúde 24 horas por dia.

As áreas de lazer também tem sua importância, o paciente se sente distraído nesses lugares. As clínicas de alto padrão utilizam-se da área de lazer para recreações, terapias e trabalhos em grupo. O paciente é respeitado e ouvido por toda equipe.

clínicas de alto padrão no brasil
Alto Padrão em clínicas

Veja mais sobre o assunto:

12 opções de Clínicas de recuperação que aceitam convênio médico / plano de saúde (capitalremocoes.com.br)

As 8 melhores clinicas de recuperação em SP (capitalremocoes.com.br)

Essas áreas têm: – Clínicas de reabilitação de alto padrão no Brasil

  • locais de leitura e descanso
  • salão espaçoso
  • piscinas
  • áreas relacionadas à estética e massagens
  • academia
  • salão de churrasco
  • quiosques no jardim
  • lagos para pesca

As terapias contidas nessas Clínicas

Terapias são métodos muito importantes para a saúde dos dependentes químicos e das pessoas em geral. Nestas Clínicas os psicólogos e profissionais da Saúde criam terapias junto com a família dos pacientes, com finalidade de ressocializa-lo e manter boa relação com seus entes queridos.

Monitoramento após o tratamento – Clínicas de reabilitação de alto padrão no Brasil

Até mesmo depois do tratamento, os pacientes necessitam ter apoio psicológico e serem monitorados para evitar possíveis recaídas.

Processo de desintoxicação do dependente químico ou do alcoólatra

Quando é preciso internar um paciente, eles passam por avaliação de um médico para que possa iniciar um processo de desintoxicação do organismo. Normalmente os pacientes tem crises de abstinência à medida que o corpo vai sofrendo o processo de desintoxicação.

Os sintomas de abstinência podem ser:

Nervosismo

Desespero

Baixa auto estima

Irritabilidade

Pouca força

Falta de apetite

Náuseas

Pensamentos ruins

Enquanto o dependente químico está internado em uma clínica de reabilitação, é mais fácil contornar essas crises de abstinência do que quando ele esta fora.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), diz que somente para o território brasileiro, 0,5% (aproximadamente 950 mil leitos) de vagas nos hospitais e nas clínicas de reabilitação sejam usadas para pacientes dependentes químicos e alcoólatras. Porém, somente 32,7 mil leitos estão disponíveis no Brasil.

Uma margem muito grande da população brasileira sofre com dependência química ou tem algum parente que já sofreu ou ainda é dependente de drogas ou álcool.

Esse motivo faz com que os familiares dessas pessoas sofram muito, ver entes queridos serem internados para se recuperarem pode ser um alívio.

Substâncias químicas usadas como droga

Existe uma gama de substâncias químicas que podem ser usadas como drogas, as pessoas consomem excessivamente para produzir uma sensação de prazer e bem-estar, a partir daí é considerado vício.

As principais drogas que existem e causam dependência são:

  • Crack
  • Maconha
  • Ecstasy
  • Esteroides e anabolizantes
  • Cocaína
  • Anfetamina
  • Cigarro
  • Bebidas alcoólicas
  • LSD
  • Heroína
  • Opiáceos
  • Ansiolíticos

Seja qual for a dependência química ela faz com que as pessoas percam a alegria de viver, percam sua sociabilidade com as pessoas e seus familiares, percam seus trabalhos, se relacione mal com os filhos, ou seja, atrapalha em todos os ramos da vida.

A maioria das vezes os viciados em drogas não aceitam que precisam de ajuda, isso faz com que o tratamento seja dificultado e a situação do paciente pode piorar, muitos ficam depressivos e se isolam de seus familiares.

Se for levar em conta a forma com que os pacientes chegam às clínicas de reabilitação, o índice de recuperação é muito alto, o lugar permite que eles reconheçam que precisam de ajuda, e passam a cuidar de sua saúde e a reconhecer o esforço que sua família está fazendo por eles.

Para se reabilitar é preciso muita dedicação, muito comprometimento e esforço para superar todas as crises de abstinência e se recuperar por total

Leia também:

Os 12 passos de Narcóticos Anônimos | Narcóticos Anônimos