Como funciona uma clínica de reabilitação?

Neste texto, vamos esclarecer as principais perguntas sobre clínicas de recuperação. A internação de um dependente químico é um momento que gera muitas dúvidas, tanto na pessoa que vai fazer o tratamento quanto na sua família.

Por isso, criamos essa matéria para orientar e informar o paciente e seus familiares sobre como escolher a clínica de reabilitação mais adequada ao tratamento desejado. Veja a seguir, as principais perguntas sobre clínicas de recuperação que recebemos durante nossos atendimentos:

Quando procurar uma clínica de recuperação?

O momento de buscar uma clínica de recuperação depende da gravidade da dependência em álcool e drogas. A dependência é uma doença que pode piorar com o tempo, às vezes de forma rápida e outras de forma lenta. O ideal seria procurar uma clínica de reabilitação assim que se percebe o desenvolvimento da dependência, quando o consumo passa a ser frequente, para evitar muitos prejuízos e danos. Mas a maioria dos dependentes químicos não tem essa visão e só pensa na possibilidade de tratamento quando a sua saúde e vida social começam a ficar fora de controle. Isso também vale para os casos de psiquiatria, jogo patológico e outras compulsões.

Quando decidir por uma internação involuntária?


A internação involuntária é uma decisão que deve ser tomada pela família quando percebe a dependência química do seu ente querido e foram dadas diversas opções, sempre recomendamos uma boa conversa, geralmente o melhor a se fazer é dar a opção do (a) dependente permanecer em casa e ser internado ou buscar ajuda com ou sem o auxílio da família ou amigos.

Por isso, o momento certo de optar por uma internação involuntária é o momento em que a família se conscientiza da situação e ao conversar com o ente querido este recusa ajuda, mas no meu ponto de vista, deve ser dada a opção pois não é fácil e geralmente ocorrem traumas e a pessoa não quer ir nem para a melhor clínica de recuperação do mundo por causa do mesmo.

Dependência química tem cura?

A dependência química não tem uma cura definitiva, de acordo com a O.M.S (Organização Mundial da Saúde). Mas existe a possibilidade de tratar e controlar a doença, fazendo com que o (a) dependente químico viva toda a sua vida sem usar substâncias psicoativas (drogas álcool), desde que, depois do tratamento feito em uma clínica de recuperação, ele (a) continue com os cuidados de manutenção no pós-tratamento para evitar possíveis recaídas.

Como funciona uma clínica de recuperação?

Uma clínica de recuperação é um espaço (fazenda geralmente) onde se presta atendimento especializado para pessoas que enfrentam diferentes problemas relacionados ao consumo de substâncias químicas ou excesso de bebidas alcoólicasou transtornos mentais.
A clínica de recuperação / reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras conta com uma equipe multidisciplinar que acompanha o paciente durante o período de internação.


A equipe de uma clínica de recuperação é formada geralmente por:


-Psiquiatra
-Psicólogo (a)
-Enfermeira (o)
-Terapeuta
-Nutricionista
-Coordenador (a)
-Monitores


Clínica de recuperação

É onde o (a) dependente passa por um processo de desintoxicação física, mental, recebe terapias individuais, terapias em grupo e participa de diversas atividades e palestras de reabilitação.
Há clínicas de recuperação / reabilitação específicas para homens e mulheres, para adultos e adolescentes, que aceitam internação voluntária, involuntária ou compulsória.


Os tratamentos oferecidos são para dependência química, alcoolismo, ( qualquer droga ilícita) assim como: jogo compulsivo, compulsão (sexual, alimentar, etc.), transtornos psiquiátricos como esquizofrenia de grau leve, depressão, ansiedade, entre outros similares.