Tratamento em clinica de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras

Entenda mais sobre uma equipe de clínica de reabilitação / recuperação em São Paulo SP

Clínicas de reabilitação / recuperação para dependentes químicos são lugares especializados para tratar pessoas que são viciadas em substâncias químicas ilícitas como crack, cocaína, heroína, maconha e drogas lícitas como as bebidas alcoólicas.

As clínicas de reabilitação podem ser especializadas em pacientes alcoólatras, ou em pacientes dependentes químicos de drogas ilícitas; as unidades voltadas para alcoólatras tratam o mesmo público, ou seja, apenas pacientes alcoólatras, o mesmo acontece com clínicas para usuários de drogas ilícitas.

Confira também:

AS 8 MELHORES CLÍNICAS DE RECUPERAÇÃO EM SP:

Essa diferenciação ocorre para que cada clínica utilize os melhores métodos para cada situação, tratar um dependente de cocaína, por exemplo, requer métodos diferentes dos utilizados para tratar pacientes viciados em bebidas alcoólicas, para se chegar ao objetivo final, que é a recuperação do adicto, são necessários meios especializados e comprovadamente eficazes.

Apesar dos métodos serem diferentes, as clínicas de reabilitação para alcoólatras e para dependentes químicos possuem praticamente a mesma infraestrutura e um corpo de profissionais muito parecidos. Os profissionais são totalmente capacitados a lidarem com essa situação, são experientes no ramo e conseguem ter um bom relacionamento com todos os internos mesmo em situações de crise.

A abstinência é um grande problema apresentado pelos adictos, está relacionada ao rompimento abrupto do consumo da substância química na qual ele é viciado, este rompimento gera sintomas físicos e emocionais no paciente, e dependendo da substância química utilizada, os sintomas podem ser mais fortes e mais graves. Algumas substâncias como o crack tem um alto poder viciante, parar de utilizar essa droga de uma vez gera efeitos como, fortes dores de cabeça, irritabilidade, tremores, náusea, vômito e confusão mental. O mesmo acontece com pacientes viciados em bebidas alcoólicas, apesar do álcool ser considerado uma droga lícita, ele é altamente viciante e os sintomas de abstinência são muito parecidos com os citados acima.

As melhores clínicas de recuperação você encontra aqui!

Essas crises de abstinência podem ser controladas por meio de tratamento medicamentoso prescrito pelo médico responsável, por terapias em grupo ou individual, e através de conversas e recreações realizadas dentro da unidade de reabilitação. Os profissionais são altamente capacitados a lidarem com esta crise, dentro de uma clínica de reabilitação para alcoólatras ou para dependentes químicos existe uma equipe multidisciplinar, focada na saúde do paciente; entre esses profissionais podemos citar os médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos, muitas clínicas de reabilitação possuem no seu quadro de funcionários esses profissionais.

Há também aqueles que ajudam de forma direta na manutenção da clínica de reabilitação, são eles os monitores, os gestores da clínica, a equipe de limpeza, cozinheiros e os zeladores.

O conjunto de toda essa equipe de profissionais faz toda diferença na reabilitação do dependente químico, a união de todos é o que faz a diferença. Por se tratar de uma patologia muito difícil de ser controlada, a dependência química não pode depender apenas de profissionais de um campo da área da saúde, é preciso unir todos e formar uma equipe multidisciplinar.

Agora vamos especificar quais são os papéis de cada profissional que atua dentro de uma clínica de reabilitação.

As melhores clínicas de reabilitação em São Paulo estão na Capital Remoções!

Os médicos são responsáveis por prescreverem medicamentos para o alivio dos sintomas de abstinência, para diminuição dos danos físicos causados pela droga e para contornar crises de ansiedade ou transtornos mentais causados pela abstinência. Os medicamentos administrados pelos médicos também são úteis para a desintoxicação do organismo do dependente químico, muitas vezes é necessário que o desmame das drogas seja realizada aos poucos, e alguns medicamentos contendo princípios ativos parecidos com os de substâncias químicas podem ser úteis neste processo. A administração de fármacos é de exclusividade do médico responsável.

Os fisioterapeutas são importantes profissionais da área da saúde responsáveis pela reabilitação física do dependente químico, o corpo do dependente químico muitas vezes se encontra debilitado pelo uso crônico e frequente da droga, muitos perdem a capacidade de locomoção e a coordenação motora, fisioterapeutas podem reverter esse quadro aplicando os seus métodos de trabalho.

Os educadores físicos tem papel fundamental também na reabilitação física do dependente, através de exercícios físicos e recreação, o interno recupera aos poucos sua capacidade física, melhorando também, como consequência, a sua auto estima e saúde mental.

Os nutricionistas são responsáveis pela reabilitação nutricional do dependente químico, muitas drogas levam o adicto a perder o apetite e se tornarem desnutridos devido à falta de ingestão de alimentos primordiais para manter o equilíbrio do nosso organismo, o problema da desnutrição acarreta em uma deficiência de nutrientes essenciais para manutenção da fisiologia normal do nosso corpo. Um plano alimentar individualizado visando reverter essa situação é trabalho do nutricionista responsável da unidade.

Os psicólogos cuidam da parte mental do dependente químico, através de consultas individuais, o profissional terá uma ideia de quais são os fatores que levaram a pessoa a se tornar um dependente químico, analisando todos os seus traumas, as situações cotidianas na sua vida pessoal e o seu relacionamento com os familiares, com o objetivo de criar estratégias para que o indivíduo possa entender melhor o que se passa consigo para assim mudar o seu comportamento e tomar algumas atitudes necessárias. As consultas são mantidas em sigilo seguindo todo o protocolo ético da profissão.

Tratamento para dependentes químicos e alcoólatras em São Paulo

Existem também os terapeutas ocupacionais, são profissionais que realizam atividades para tirar o paciente do ócio, através de trabalhos artísticos, brincadeiras, trabalhos comunitários e cuidado geral com o ambiente no qual eles estão vivendo. Estas atividades fazem com que o dependente químico desvie as suas atenções para o que realmente importa em sua rotina, deixando de pensar exclusivamente no uso das drogas.

Além desses profissionais que trabalham diretamente com o adicto, tem aqueles que trabalham incansavelmente pela manutenção e zelo da unidade de reabilitação, não podemos desconsiderar o trabalho dos cozinheiros, monitores e gestores do local, são eles que fazem os processos dentro da clínica acontecerem, sem estes profissionais não haveria clínica de reabilitação. São todos treinados constantemente e habilitados a realizar estes serviços.

Como você pode perceber, as clínicas de reabilitação para alcoólatras ou dependentes químicos possuem profissionais totalmente qualificados. Esta é a melhor maneira já conhecida para tratar o dependente químico.

Caso esteja precisando de ajuda, entre em contato conosco, você será muito bem atendido e acolhido.