dúvidas sobre clínicas de recuperação

A internação de um familiar com problemas de dependência química ou alcoolismo é um fato que pode ser decisivo na recuperação do dependente químico ou alcoolista e, portanto, os responsáveis da internação devem conhecer quais itens pesquisar junto ao estabelecimento para a tomada da decisão da internação.

Lembrem que há clínicas de reabilitação e comunidades terapêuticas sérias e outras nem tanto, as quais visam apenas ganhar dinheiro com a desgraça alheia.

Não interne seu familiar se informando sobre o estabelecimento pela internet. Lá tudo é bonito e funciona otimamente. Na prática pode ser diferente. Vá até o estabelecimento e comprove tudo pessoalmente

Assim, abaixo colocamos algumas ideias de perguntas para serem discutidas com os responsáveis da clinica de recuperação / reabilitação ou da comunidade terapêutica que está sendo escolhida.

18 (Dezoito) principais perguntas sobre internação em clínica ou comunidade de recuperação de dependentes químicos

  1. Quais são os critérios que o estabelecimento utiliza para internação de um paciente? Existem tempos diferentes de internação para diferentes usos de drogas, tipo álcool, cocaína, crack, maconha?
  2. Há quanto tempo o estabelecimento existe e qual é o currículo dos seus dirigentes.
  3. Quais os tipos de contratos de internação, de pagamentos, de terapias, de consultas médicas, de medicamentos. Leia tudo muito atentamente. Não assine o que não entender muito bem. Exija regras claras sobre tudo o que está escrito no contrato. Tenha extremo cuidado para não cair em armadilhas.
  4. Há internações feitas contra a vontade do paciente? (chamadas de internação involuntária). O estabelecimento possui ou orienta sobre o resgate do paciente?
  5. Há aulas ou cultos ligados à alguma religião? O que acontece se o interno não for adepto à essa religião??
  6. O estabelecimento possui em seus quadros psiquiatra, médico generalista, psicólogos que efetivamente trabalham com os pacientes? Há unidade de desintoxicação para dependentes com problemas de sintomas de abstinência? È feita com o uso de medicamentos e sob supervisão de médico?
  7. Quantos pacientes ficam no mesmo quarto?? Quantos pacientes estão em tratamento no estabelecimento?
  8. O estabelecimento segue o Programa dos Doze Passos? Se não seguir este programa não interne seu familiar nesse estabelecimento.
  9. Qual é a opinião dos responsáveis do estabelecimento sobre o uso de medicamentos no tratamento dos pacientes? Lembre que cerca de 80% dos dependentes químicos possuem comorbidades psiquiátricas e necessitam de medicamentos psiquiátricos.
  10. Qual é o tempo médio de internação para cada tipo de interno?
  11. Qual é o programa de visitas aos internos? Idem para telefonemas e informações semanais.
  12. Qual é o suporte dado pelo estabelecimento aos familiares durante a internação?
  13. Qual é o suporte dado pelo estabelecimento ao paciente após o tempo de tratamento efetuado? E aos familiares?
  14. Como é feita a ressocialização dos internos? É feita em casa? Depois de quanto tempo de internação?
  15. O que é recomendado ao interno quando da sua saída. Recomendam o N.A. (Narcóticos Anônimos), 90 dias e 90 reuniões? Tratamentos psicológico e psiquiátrico? Retornos periódicos ao estabelecimento?
  16. Como é tratado o paciente que recai após o tratamento?
  17. Quanto tempo fica internado o paciente que recai? Quais são as condições de tempo e de custos em caso de reinternação.
  18. Na opinião do estabelecimento o que realmente funciona na vida pós-tratamento da internação? Como deve ser feita a reintegração do dependente à sociedade após o tratamento? Como fazer para diminuir ou anular o estigma de pós-internação?

Mais posts