Aspectos na dinâmica de uma família com um dependente químico


Aspectos na dinâmica da família com um dependente químico

Para melhor compreendermos este post, você precisa saber o que é uma Dinâmica. Trata-se de uma  ação interna, incumbida de motivar a mudança de algo.

Trazendo agora para o nosso contexto atual, nesse artigo iremos sugerir diversas práticas que a família de um dependente químico ou alcoolista pode realizar para ajudar a mudar seu quadro, ou seja, obter a reabilitação do ente querido.

Quais são os comportamentos  que a família deve adotar no convívio com um dependente químico?

A rotina de uma família muda totalmente quando se descobre que alguém do grupo familiar é um dependente químico ou um alcoolista. Muitos ainda não sabem como lidar com este tipo de problema, o que os leva agir por impulso, tomando decisões das quais se arrependerão no futuro, o que acaba agravando o problema.

Confira algumas dicas importantes de como lidar com essa questão:

  • Devemos Impor alguns limites: Você precisa lidar com esta situação com amor e firmeza. Imponha limites.
  • Devemos Evitar certas acusações: Quando seu familiar se deparar com palavras de acusação, vai sentir um enorme mal-estar e isso será mais um motivo para usar a droga de preferência ou o álcool. Dialogue. Evite as discussões que não levam a lugar nenhum.
  • Não se afastar do dependente: É natural o familiar achar que se afastando ele vai fazer o dependente químico ou o alcoolista refletir, ficar com medo de ficar sozinho e parar de usar drogas. Mas isso é um engano, pois a dependência já se instalou. O apoio da família faz toda a diferença.

Tenha sempre em mente de que a pessoa está bem doente e necessita de ajuda da família. A Capital Remoções conta em suas clínicas de recuperação com o trabalho de especialistas capacitados e com experiência na área. Entre em contato conosco e faça uma avaliação para saber qual o procedimento necessário.

O que a família do dependente ou alcoolista precisa saber?

O maior problema que a família de um dependente químico enfrenta é a falta de estrutura emocional para lidar com a situação geralmente. Há casos em que a família é mais atingida do que o próprio usuário de drogas.

Porém é muito importante manter a saúde emocional diante do problema do alcoolismo ou da dependência química, pois um doente não conseguirá ajudar outro doente. Mostre para a pessoa que você está disponível para ajudá-la para que juntos possam encontrar uma saída para esse problema.

É evidente que a família de um dependente químico ou alcoolista também precise de apoio emocional. A Capital Remoções disponibiliza em seus tratamentos apoio para o paciente e para sua família. Conheça nossas clínicas de recuperação para dependentes químicos!

Aspectos na dinâmica de uma família com um dependente químico
5 (100%) 1 vote