CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO EM sp

4 Opções – Clínica de reabilitação dependência química para adolescentes

De fato a internação de adolescentes dependentes químicos e alcoólatras ou com problemas de saúde mental é uma excelente opção para preservar a integridade afetada pelos distúrbios mentais.

Essa medida sobretudo também é recomendada quando o adolescente encontra-se sem a sua capacidade normal de conviver em harmonia com a sociedade.

Dada à toda a relevância desse tema, discutiremos no conteúdo de hoje importantes informações sobre o funcionamento da internação para adolescentes.

Vamos abordar sobretudo em quais casos a internação se faz de fato necessária.

Ainda separamos 4 opções de clínicas para menores que podem acolher a adolescentes, fique ligado e continue conosco.

Se em sua família há algum jovem que necessita de internação, confira os benefícios dessa alternativa entrando em contato com a nossa equipe, e veja como ajudar ao seu ente querido nessa fase tão delicada da vida!

Boa leitura!

Por que a internação de adolescentes pode ser uma excelente alternativa? 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que um a cada seis adolescentes entre 10 e 19 anos apresenta algum tipo de transtorno mental. 

No entanto, além de tantas outras questões psiquiátricas que afetam a adolescência, fase crítica no molde de caráter, os maiores problemas nessa faixa etária resultam do consumo de drogas e álcool.

O uso de drogas e álcool na juventude pode de fato desestabilizar bastante a estrutura familiar e sobretudo gerar muitos conflitos com frequência no núcleo familiar.

Nessa esfera, portanto, nem sempre a família tem discernimento do que está enfrentando para que possa de fato lidar com as consequências da dependência química e do alcoolismo de um ente querido, sobretudo MENOR.

Entretanto, devido à complexidade desse problema, o adolescente que está dominado pela dependência química e alcoólica dificilmente conseguirá se libertar das drogas e do álcool sozinho. 

Contudo, com o crescimento do mercado dessas substâncias, e sobretudo com a popularização de novos entorpecentes que surgem para atrair jovens, o adolescente fica cada vez mais exposto e vulnerável aos malefícios

dessas substâncias.

Reféns dependência química, esses adolescentes perdem em via de regra o controle sobre suas emoções, têm ainda o juízo de valor comprometido

e em contrapartida, passam a viver de forma marginalizada, mesmo quando ainda vivem sob os cuidados de seus pais.

O que vemos hoje são novos tipos de drogas surgindo e a disponibilidade dessas substâncias de fato facilita o acesso e o consumo.

Ainda que o álcool e a maconha sejam até hoje as substâncias mais consumidas, a reformulação das substâncias já existentes e a fabricação sintética de novas drogas contribuem para piorar a realidade sobretudo no âmbito jovem.

Isso acontece devido a grande disseminação e a oferta dessas substâncias ilícitas na vida dos adolescentes, favorecendo a adesão de novos usuários

devido sobretudo ao fácil acesso e à redução dos preços das drogas.

Dessa forma, o número de dependentes químicos é cada vez maior sobretudo entre adolescentes e jovens. 

Nesse sentido, portanto, a internação de adolescente possibilita um tratamento mais assistido e completo além de favorecer o alcance de resultados mais positivos no processo de reabilitação da saúde.

Vale salientar que a internação de fato impacta toda a família do adolescente. 

Afinal, a partir do momento que o jovem enfim começa a receber o tratamento adequado para sua dependência, os familiares logo perceberão

todo o impacto positivo das intervenções na vida do adolescente.

Outro fator muito relevante é que, ao internar o filho, sobretudo adolescente, os pais conseguirão se concentrar novamente em suas atividades e se recuperar do desgaste dos períodos que antecederam essa decisão.

Portanto, investir nessa alternativa, a internação, é permitir que o acolhido receba novas oportunidades de reconstruir a sua vida e de sobretudo seguir em frente com os seus sonhos e projetos futuros.

Em quais casos é recomendada a internação de adolescentes em clínica de reabilitação?

Além da dependência química, alcoólica há outras situações em que se pode haver a necessidade de internar o adolescente.

Listamos aqui as mais comuns, acompanhe: 

Alcoolismo na adolescência

Quando o menor de idade perde o controle sobre o uso da bebida, começa a se embriagar frequentemente ou ainda a chegar em casa alcoolizado,

os pais e tutores devem buscar ajuda profissional imediatamente.

A ingestão excessiva de bebida alcoólica sobretudo nessa idade tem alto poder corrosivo, compromete a função de órgãos nobres

como por exemplo coração, cérebro e fígado. Isso torna o alcoolismo na adolescência, fase de formação, um aspecto de preocupação para os pais e também para a sociedade como um todo.

Auto mutilação, Transtorno de Borderline entre outros

CLINICA DE RECUPERAÇÃO
PEÇA AJUDA!

Em muitos casos, o jovem de fato se sente tão escravizado pela frustração e por toda angústia gerada pelo uso abusivo de álcool e drogas que desenvolve o hábito da auto punição.

Outros desenvolvem comorbidades sérias como o Transtorno de Borderline.

Em função disso, nessa fase da vida, sobretudo alguns jovem podem cometer práticas como a auto mutilação, por exemplo.

Nessas casos, portanto, os pais e os responsáveis pelos menores precisam ficar sempre muito atentos a esses comportamentos para

que possa de fato impedir que esses hábitos evoluam para quadros de maior gravidade.

É importante saber também com relação a influência da mídia e da tecnologia sobre os adolescentes que se auto mutilam por qualquer motivo. 

Muitos desses adolescentes acabam por se render a essas práticas perigosas após se envolverem em jogos uma epécie de desafio online que tem por função estimular comportamentos irresponsáveis como esses.

A poucos anos atrás, o jogo  “Baleia Azul” teve uma ampla repercussão na Internet ao incentivar crianças e adolescentes à mutilação e até mesmo ao suicídio.

Ideação suicida, depressão e transtornos psicoemocionais também podem estar diretamente ligados ao consumo de drogas na adolescência.

Abaixo, 4 opções em clínica de reabilitação dependência química para adolescentes

1- Guarulhos

Clínica de reabilitação em Guarulhos SP (Masculina para menores de idade)

2 – Nova Granada

Clinica de recuperação em SP – Nova Granada – Menores

3 – Itatiba FEMININA

4 – Mongaguá Feminina e Masculina