Clinicas de recuperação em São Paulo e todo o Brasil

Como parar de usar drogas: entenda como se livrar da dependência – Tratamento para dependentes químicos e alcoólatras você encontra na Capital Remoções! São mais de 250 opções de clínicas de recuperação em São Paulo e diversas opções em Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia entre outros estados.

Se você optou pela opção de se internar em uma clínica de recuperação nós podemos te ajudar!

Confira diversas excelentes opções de clínicas de reabilitação em SP, clínicas de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras:


O uso de drogas é um fator muito preocupante, visto que é a porta de entrada para muitas consequências negativas que abalam a vida de um ser humano. Muitos adictos acham que podem se livrar dessa condição sozinhos; no entanto, precisam de muita ajuda para parar de usá-lo.


Alguns dependentes químicos não perceberam que estão em apuros e, neste momento, o papel da família torna-se vital, pois ela tem a capacidade de prestar ajuda e assistência em todo o processo de reabilitação do dependente químico.
Ao decorrer deste artigo, você aprenderá sobre todas essas questões, além da importância do excelente tratamento do uso de drogas, então por favor, continue lendo e entendendo o processo dessa dependência química.


Porque as pessoas consomem drogas?

Há tantos motivos quanto possível, porque é fácil começar, mas é bastante difícil livrar-se dele sozinho. Essa pessoa pode consumir apenas por curiosidade para vivenciar essa sensação, se livrar da rotina e até mesmo achá-la interessante.
Perder um ente querido, buscar livrar-se de dores emocionais, fugir da realidade, ser influenciado por amigos e até amenizar alguns sintomas de doenças físicas ou mentais, como depressão ou ansiedade.
Estes são apenas alguns dos motivos para as pessoas experimentarem drogas. Essas pessoas o procuram só porque pensam que são a solução para o problema, porém, ao contrário, porque se tornam um verdadeiro pesadelo.
O consumo de drogas é muito imprevisível, pois não se sabe se a pessoa ficará dependente da primeira dose. O papel dos medicamentos é o mais diverso, sendo que o tempo e a frequência de uso também são fatores determinantes da dependência química.

É possível parar de usar drogas?

A dependência química é considerada uma patologia porque afeta e altera de uma forma direta com a função do cérebro e, em última análise, afeta completamente a saúde geral de uma pessoa e todas as áreas da sua vida. Dar inicio ao tratamento é o primeiro passo para conseguir se libertar do uso.


Na reabilitação, o paciente entra no processo de abstinência, ou seja, para de fazer o uso de drogas, e dá lugar a hábitos saudáveis. Durante o tratamento da dependência química, o paciente tem a oportunidade de mudar completamente os comportamentos e atitudes que o colocam no dependente químico.


Dessa forma, as chances de desistir dessa prática vão aumentar e permitir que as pessoas alcancem outros objetivos na vida, onde as drogas não se encontram mais como opção.

Confira diversas opções de clínicas de recuperação / reabilitação para alcoólatras e dependentes químicos no link abaixo:

Como parar de usar drogas?

Muitos são os fatores envolvidos no processo de interrupção do uso, pois aspectos internos e internos podem causar esta situação. Interromper o uso de drogas pode ser uma tarefa muito difícil, porém não é impossível. Abaixo você irá encontrar alguns fatores que levam à interrupção do uso de drogas.
Reconhecer o vício

Quando os problemas ocupam grande parte da sua vida, perceber que você os tem não é uma questão simples. Um viciado em drogas pode nem mesmo reconhecê-lo, mas todos ao seu redor têm consciência que o mesmo precisa de ajuda.


Em alguns casos, pode ocorrer de algumas pessoas perceberem que estão entrando em um beco sem saída, mas nem sempre isso acontece. O prazer e a satisfação das drogas geralmente são tão fortes que as pessoas começam a negar que têm problemas.


Portanto, não é uma tarefa nada fácil reconhecer que realmente tem problemas, pois a negação é um mecanismo que se usa para se defender em casos que os usuários de drogas não conseguem enfrentar a situação e entender que realmente possui problemas, pois as drogas muitas vezes os deixam cegos para o problema estar sempre caminhando na frente.


A recusa em admitir que o vício é uma característica da própria doença e pode, eventualmente, atrapalhar o desenvolvimento de seu processo de recuperação. Portanto, ele nega que seja viciado, pensa que pode resolver o problema e, muitas vezes, diz: “Eu posso me parar”.

Buscar ajuda especializada

O que quero dizer é que esse tipo de ajuda é um dos principais auxilios para o tratamento completo e correto da dependência química, pois é uma doença que precisa de ajuda e apoio em múltiplas áreas, pois acabará prejudicando e trará a todos os envolvidos as consequências.


A ajuda profissional é peça fundamental na recuperação de dependentes, pois fornece todo o suporte que era necessário na época. Esse tipo de ajuda envolve também profissionais de diversas área, psiquiatras, como médicos, psicólogos, enfermeiras e educadores esportivos.

Sendo assim, o ambiente de tratamento também deverá fornecer todo suporte para que o paciente consiga se recuperar da melhor forma, para que ele desenvolva seus novos hábitos de vida. Embora não seja um processo simples, ele representa uma etapa básica.

Contar com apoio familiar


Sei que os familiares também estão sofrendo nessa etapa, muitas vezes não sabem o que fazer e nem como agir, mas é importante estar sempre ao lado dos usuários de drogas, procurar por informações e ajuda neste momento, ao invés de julgar e criticar a atitude deles.

Essas atitudes mais dificultam do que ajudam na recuperação dos dependentes químicos, pois o ciclo familiar representa o equilíbrio e o suporte indispensável para todo o tratamento da dependência química. Os usuários de drogas precisam ir em busca do apoio emocional e buscar tratamentos e dar continuidade ao processo de recuperação.

Evitar frequentar lugares onde há consumo de drogas

Para ter um tratamento adequado, o dependente necessita se livrar de velhos hábitos e mudá-lo completamente, portanto, deve evitar ao máximo os lugares onde esteve e os grupos a que pertence. Somente mudando completamente o estilo de vida será possível encontrar uma maneira de superar os desafios e conseguir se libertar desse vicio.
Quando o uso de drogas é interrompido, a pessoa está sujeita à recaída, e evitar esses locais é um fator importante que permite ao viciado em drogas continuar a se concentrar em sua recuperação. Muitas pessoas precisam reajustar seu círculo social na hora de receber tratamento e parar de frequentar os locais onde usam drogas.

A recaída envolve muito mais do que somente o uso de drogas, ela representa uma ação em que a dor emocional pode ser tão intensa que a pessoa procura ficar longe das drogas novamente, então evitar lugares e pessoas específicas é a primeira coisa para continuar o uso de drogas.

Praticar atividades físicas

A prática de exercícios físicos pode ser indicada para usuários em tratamento para dependência química, pois é um forte aliado na manutenção da desintoxicação. Essa é uma prática que não só melhora a saúde do individuo, mas também ajuda aliviar todo o estresse que causa pela falta de entorpecentes e melhora o humor.
.
Como o consumo de substâncias químicas acabará por prejudicar a saúde física e mental e tornar as pessoas mais suscetíveis a muitas doenças, os exercícios têm se mostrado uma ferramenta eficaz. A atividade física contribui para a saúde física e mental e proporciona prazer e relaxamento.

Por meio da prática de atividade física, o viciado em drogas descobre que não só as drogas podem proporcionar-lhe momentos agradáveis, mas também pode ter e desenvolver um estilo de vida saudável e afastar-se dos velhos hábitos e da vida que fazem mal à saúde.

Alimentar bem

Uma alimentação saudável é um fator muito importante e contribui muito para o tratamento da dependência química, pois é sabido que a dependência química precisa ser tratada de forma criteriosa. Esse bom hábito alimentar deve ser acompanhado por um profissional de saúde (como nutricionista) para que seja seguido da forma correta.

Com o agravamento da dependência das drogas, o consumo abusivo pode tomar a maior parte do tempo do adicto, por isso ele ignora sua dieta e a sua alimentação. Dependendo do tipo de droga, do tempo e da frequência de uso do usuário, ele poderá até ficar vários dias sem se alimentar.
A falta de nutrientes, vitaminas e minerais que são essenciais para o corpo, ou perda de peso devido ao uso abusivo de entorpecentes, podem levar a várias doenças, como diabetes e problemas cardiovasculares. Desta forma, uma dieta balanceada e controlada é necessária para restaurar e manter a saúde.



Qual é a importância da clínica de reabilitação no tratamento contra drogas?

Muita gente deixa de notar a real importância da clínica de reabilitação simplesmente pela falta de conhecimento, pois esse ambiente é de extrema importância e necessidade para o tratamento da dependência química. Ela tem todo o apoio necessário para evitar que os viciados caiam na armadilha das drogas.

Essa instituição oferece aos pacientes a possibilidade de recuperação plena da saúde, fazendo com que mudem seus hábitos, comportamentos e atitudes, afetando sua recuperação. Além disso, os tratamentos existentes neste ambiente são essenciais.

A clínica é um ambiente onde o estagiário conta com ferramentas que o auxiliam a completar esse processo e traçar novos objetivos de vida, o que lhe permite viver de forma saudável e se livrar de práticas antigas.


Este local é fundamental porque garante suporte para a saúde geral dos usuários de drogas, pois contamos com diversos profissionais de saúde prontos para ajudar. Além disso, cada adicto é tratado individualmente, pois sabemos que cada um tem sua personalidade e história de vida, ou seja, uma pessoa é diferente da outra.

Tratamento adequado

Os usuários de drogas passaram por muitas fases em seu processo de dependência química. As suas vidas e saúde foram prejudicadas e para se livrarem deste acontecimento, devem receber um tratamento que os ajude a prevenir e a produzir um estilo de vida diferente.

A dependência química é uma patologia grave que requer tratamento adequado, pois é uma doença muito complicada, e seus efeitos e consequências podem comparecer a curto ou longo prazo. O tratamento adequado é fornecer ao viciado em drogas todas as ferramentas para ajudá-lo a se livrar desse problema.

Portanto, escolher o tratamento certo é uma forma eficaz de motivar e crescer as chances de sucesso do tratamento.

Infraestrutura

A clínica possui infraestrutura suficiente para que os pacientes e seus familiares se sintam bem-vindos e convictos de que estamos trabalhando muito para que nossos pacientes tenham o melhor tratamento. Para além dos serviços médicos 24 horas por dia, dispomos também de locais específicos e adequados para a intervenção de vários profissionais de saúde. Temos elevados padrões de qualidade no tratamento da saúde mental e da dependência química, pois estamos sempre comprometidos em prestar o melhor serviço aos pacientes.

Nossa instituição garante uma estrutura extremamente aconchegante e confortável, possuímos piscinas, ginásios ao ar livre e locais de exercícios físicos, por isso esperamos que a vivência e o tratamento do paciente sejam os melhores possíveis. Contate-nos e marque visitas e ajude quem necessita num caminho saudável.

Apoio

Ao invés de julgar e criticar o usuário de drogas, ele deve buscar o apoio e os cuidados necessários para que possa gerar a motivação necessária para continuar e manter o tratamento mesmo após a saída da clínica de reabilitação. Para que os adictos tenham o maior sucesso no tratamento, o apoio da família e dos amigos tem se mostrado uma ferramenta super importante e eficaz, pois lhes dá a força necessária para sobreviver neste momento difícil.

Suporte no pós-tratamento

O pós-tratamento representa aquela etapa em que o individuo é reinserida na sociedade, e desta maneira, portanto, precisa ser bem elaborado e planejado para que a pessoa coloque em prática tudo aquilo que realmente aprendeu. As práticas desenvolvidas ao decorrer de todo o tratamento devem auxiliá-lo a manter-se em abstinência de drogas, evitando as recaídas.


Para que isso aconteça de uma maneira saudável, algumas práticas deverão ser mantidas, como por exemplo, consulta médica, participação em grupo de apoio, acompanhamento psicológico, atividade física e alimentação saudável, etc., que podem fornecer esse suporte para a manutenção da abstinência .


Ao fim do tratamento em uma clínica de reabilitação o usuário de drogas deverá permanecer com os hábitos e estilo de vida que desenvolveram ao decorrer de todo o tratamento. Dessa forma, a família deverá ter a participação desse momento e incentivar a continuar trilhando esse caminho, buscando assim novas rotas e objetivos de vida.


Quais são os tipos de tratamentos para o uso de drogas?

A complexidade da dependência química é uma realidade, por isso existem várias formas de tratar esta doença. As clínicas de reabilitação têm uma variedade de métodos de tratamento projetados para atender às diferentes necessidades dos pacientes.


Quando um viciado em drogas coloca em risco sua vida e a de sua família e amigos ao seu redor, o tratamento deve começar. Portanto, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para evitar que o uso excessivo de drogas ponha sua vida em risco.


As clínicas de reabilitação têm diferentes métodos de tratamento, incluindo desintoxicação como o primeiro passo na reabilitação, psicoterapia individual ou em grupo, medicação e exercícios físicos quando necessário, e muitos outros tratamentos que promovem e ajudam a manter a saúde, incluindo desintoxicação.

Como parar de usar drogas: Quais são os principais desafios do tratamento?


Tratar o consumo excessivo de drogas requer ultrapassar muitos desafios, um dos quais é conseguir reconhecer que realmente existe um problema e precisar de ajuda para superá-lo. À medida que o vício em drogas piora, os viciados em drogas entram na fase de negação, onde não conseguem ver que não há outra maneira senão o tratamento.


Ele se convenceu de que poderia se livrar dessa situação sozinho, mas na verdade isso era apenas uma desculpa para continuar usando mais drogas. Além disso, para que o tratamento dê bons resultados, o paciente precisa parar de frequentar determinados lugares e desistir de alguns amigos que o mantêm-nos mesmos hábitos nocivos.


Outro desafio é a vergonha, pois a falta de ajuda e apoio neste momento muitas vezes decorre do fato de acreditarem que suas ações serão julgadas e criticadas, por isso não se abrem com seus familiares.

Como encontrar tratamento especializado para um dependente químico?

A clínica possui uma infraestrutura de alta qualidade e uma variedade de métodos de tratamento para garantir que a ajuda necessária seja fornecida às pessoas que mais precisam. Além disso, nossos profissionais estão sempre prontos para dar suporte durante todo o processo de tratamento.

O tratamento especializado é um tratamento que garante aos pacientes um atendimento integral, pois visa ajudá-los a se livrar dos medicamentos para que possam desenvolver um estilo de vida novo e mais saudável.

Conclusão

É possível deixar de usar drogas, digo isso com base na minha própria experiência, porque já estive do outro lado e tenho consciência que esse processo envolve muitos desafios. A toxicodependência tem o poder de destruir a saúde e a vida de um ser humano, razão pela qual os toxicodependentes devem obter apoio e aceitação neste processo.


O apoio e as boas-vindas da família e dos amigos são muito importantes, porque são uma parte fundamental do processo de recuperação e da motivação para continuar a desintoxicação.


A cessação do uso de drogas é um desafio para os dependentes químicos, porém, pode ser feito por meio de um tratamento adequado nas clínicas de reabilitação, pois conta com todas as ferramentas necessárias para a recuperação do dependente químico.


Portanto, se você está passando por esse momento, procure nossa ajuda, teremos o maior prazer em lhe fornecer todo o suporte que você precisar, caso precise de mais informações, continue acompanhando nosso blog ou entre em contato.

5 FILMES INDICADOS PARA QUEM TEM FAMILIARES COM DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

1. 28 dias

Gwen Cummings (Sandra Bullock) confira o trailer abaixo:

 28 dias,

2. O Diário de um Adolescente (mais um filme sobre familiares com dependência química)

familiares com dependência

Baseado em uma história real do escritor e cantor Jim Carroll, interpretado por Leonardo DiCaprio, O Diário de um Adolescente veio para retratar como o jovem Jim deixou de ser o belo astro de um time de basquete e se inseriu no submundo das drogas e da prostituição.

Desse modo, todos os dramas e medos aqui são colocados de uma forma muito tocante e impactante nesse longa-metragem que rendeu uma bela indicação ao Oscar de melhor ator para DiCaprio.

3. Eu, Christiane F.

Christiane F. (Natja Brunckhorst) é uma menina de apenas 13 anos de idade, que começa a frequentar uma boate nova e moderna na Alemanha. Sendo assim, a partir das influências que ela tem, a menina passa a ver sua vida se deteriorando aos poucos, com o uso excessivo de heroína, entre outras substâncias psicoativas, além de cair na prostituição. É, portanto, um drama muito comovente, que mostra todas as nuances desse submundo do abuso de álcool e drogas.

4. Bicho de 7 Cabeças

Bicho de 7 Cabeças conta a história de Neto (Rodrigo Santoro) e como o seu vício em maconha o levou à ruína mental. Isso porque seus pais o internaram em um manicômio que não tratava sua situação de maneira adequada, fazendo com que o jovem sofresse torturas físicas, com choques, e psicológicas, com confinamento e uso de diversos remédios.

5. Réquiem para um Sonho (também relata histórias de familiares com dependência química)

familiares com dependência

O drama de Réquiem retrata como os sonhos de pessoas – que se viciam em drogas podem desmoronar do dia para a noite. Harry Goldfarb (Jared Leto), Marion Silver – (Jennifer Connely) e Sara Goldfarb – (Ellen Burstyn) – tinham grandes aspirações para o futuro.