clínica tratamento de álcool e drogas

clinica de reabilitação em São Paulo – dependência química

Para que serve uma clínica de reabilitação?

Tratamento do Alcoolismo

O ambiente e a localização de uma clínica de reabilitação

A convivência em um lar seguro, com relações familiares saudáveis, diálogos adultos, sem julgamento e sem preconceitos é o ideal em famílias que contém algum dependente químico

em suas casas. Mas muitas vezes este relacionamento não é possível, muitas relações são conturbadas, violentas e apresentam maior risco para o adicto utilizar as drogas.

Mesmo quando no lar há relações saudáveis entre os moradores, este local pode significar um importante fator de risco para o uso das substâncias químicas, e as recaídas podem acontecer mais facilmente.

Uma clínica de reabilitação para dependentes químicos em São Paulo pode afastar esses problemas e riscos da dependência, pois se tratam de lugares que ficam afastados do ambiente onde ele consumia, conversava e pensava o dia todo na droga.

Nesse texto iremos abordar os aspectos relacionados a localização e o ambiente de uma clínica de reabilitação para dependentes químicos em São Paulo.

São Paulo é um estado muito grande, são diversas as opções de clínicas de reabilitação, para chegar a escolha correta e iniciar um tratamento naquela unidade específica, é preciso

muita pesquisa, discussão com pessoas e familiares que já passaram pelo tratamento e conhecer presencialmente a clínica.

O ambiente de uma clínica de reabilitação é totalmente pensado no conforto, harmonia e paz do interno. Estes

precisam de um local calmo, agradável, sem muitas agitações para poderem prosseguir com o tratamento sem maiores “dores de cabeça”.

clinica de reabilitação em São Paulo – dependência química

A maioria das clínicas de recuperação para dependentes químicos ficam localizadas longe da cidade, é importante que essas pessoas fiquem o mais perto possível da natureza,

ambientes verdes, cheios de mata e árvores são algumas características dos locais onde ficam localizadas as clínicas.

O objetivo disso é promover o bem-estar e a paz entre os internos, o local na qual ele estava acostumado a conviver fará com que ele sinta-se mais frágil em relação ao consumo das drogas, os centros urbanos são gatilhos enormes

para que ocorram recaídas. Nas cidades eles podem estar em contato com antigos amigos que o fizeram tomar este rumo em sua vida, podendo reunir-se com eles a qualquer momento, e não resistir às tentações que este ambiente lhe

oferece.

Uma clínica de reabilitação para dependentes químicos em São Paulo

não deve ser encarada como um lugar fechado, privado de contato com as pessoas, muito pelo contrário, os profissionais do local devem interagir de forma sociável com

os dependentes químicos, visando fazer com que ele seja uma pessoa sociável, com bons comportamentos quando em grupo e estimulado a conversar e debater com as outras pessoas de maneira civilizada, respeitosa e acolhedora.

Muitos dependentes químicos e seus familiares, costumam associar esses locais com prisões, com um ambiente

totalmente punitivo, feito para pessoas que fizeram algo muito errado, esta visão deve ser desmistificado o quanto antes, as clínicas de reabilitação não são lugares privativos, nem restringem a liberdade do interno, aliás ele pode ser

livre desde que respeite as normas básicas de convivência e companheirismo. As clínicas servem para apoiá-lo, darem suporte e acolherem pessoas que passam por essa situação.

Os profissionais das unidades tratam o dependente químico com carinho, respeitam sua individualidade, seus costumes, suas crenças, sua aparência, ou seja, tratam todos da mesma forma sem qualquer distinção.

Nunca julgaremos a pessoa por ela ser uma dependente química, esta condição é tratada pelos órgãos de saúde como

uma doença, não é algo que está relacionado ao caráter do indivíduo, ela pode acometer qualquer pessoa que esteja vulnerável e passando por problemas.

clinica de reabilitação em São Paulo – dependência química

tratamento de dependentes químicos
Young people suffering from depression, participating in group psychotherapy

A dependência química afeta não somente o lado emocional e comportamental, seu físico torna-se muito debilitado com o uso excessivo das drogas.

Algumas clínicas contém profissionais de educação física, responsáveis por melhorar o aspecto físico do interno.

Esta doença infelizmente não tem cura, mas tem controle, e este controle é importante para que a dependência não leve o indivíduo ao óbito, uma consequência muito trágica e infelizmente comum à pessoas com esta patologia.

O tratamento nas clínicas é o método mais eficaz conhecido atualmente para controlar o consumo excessivo das substâncias químicas.

Os próprios adictos devem encarar o tratamento como uma ajuda e não como uma privação das suas liberdades, ele deve ter em mente que a droga faz muito mal para ele, e sozinhos não conseguirão nada.

Muitas clínicas contam com diversos profissionais da área da saúde na mesma unidade, o tratamento multidisciplinar baseado em dados científicos

é algo que aumenta a eficácia e a probabilidade do indivíduo controlar por definitivo o seu vício. O ambiente dentro das clínicas favorece o indivíduo para que ele se torne mais forte na luta pelo seus objetivos.

Antes de uma clínica de reabilitação funcionar, ela necessita cumprir alguns critérios básicos e imprescindíveis para que a reabilitação ocorra, portanto devemos ficar tranquilos e seguros de que o adicto será tratado da melhor maneira

possível. As clínicas necessitam ter licença de funcionamento, conhecimento sobre as metodologias e programas utilizados para o tratamento e devem contratar profissionais com competência para desempenhar os seus papéis.

Documentações e vistorias são realizadas para ratificar que a clínica é um local seguro

e eficaz para o dependente químico. As instalações são seguras, controle de entrada e saída de pessoas também é seguro.

Algumas clínicas possuem em suas instalações campos de futebol, academias, quadras esportivas, área de lazer, piscina, refeitórios grandes, quartos individuais, salão de recreação, entre outros benefícios estruturais. Isso depende

do padrão da clínica. Mas é unanimidade que todas as clínicas, independente do padrão, possuem infraestrutura adequada para receber qualquer pessoa.

São muitas opções de Clínicas de reabilitação para dependentes químicos em SP, se você se interessou por este texto entre em contato conosco, compare todas as unidades,

escolha aquela que for mais adequada para tratar o seu caso, entre em contato com familiares de pessoas que são dependentes químicas e já passaram por esse tratamento, converse com a própria pessoa que ficou internada, agende

uma visita a uma unidade.

Ficaremos honrados em poder demonstrar nossos métodos de trabalho e em ajudar uma pessoa que precisa tanto se livrar da dependência química.