Vício em Remédios: A importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado – Farmaco dependência
O vício em remédios é, sobretudo, um problema pelo qual é de fato crescente, e, que por vezes não recebe a devida atenção.
é uma doença, uma dependência química de significativa atenção, e que, todavia, tem um tratamento similar a dependência de outras substâncias,
levando em consideração, todavia, que o paciente passará por período de desintoxicação, desmame em alguns casos.
Embora de fato não seja nenhuma crime, esse uso indevido de medicamentos é por vezes abusivo,
é de fato nocivo para o corpo e pode por consequência ainda, gerar dependência, o que ocorre muitas vezes pois os pacientes
aumentam por si só a dosagem do medicamento, e também a periodicidade do uso por considerar que aquela dose prescrita não está fazendo mais o efeito desejado.
Muitos dos medicamentos que são utilizados de maneira indiscriminada, como por exemplo, alguns calmantes e ansiolíticos, podem ser mais perigosos que muitas drogas ilícitas.
O que é a dependência medicamentosa ou farmaco dependência?
A dependência de medicamentos é, como já mencionamos, um tipo de dependência química.
Para que possamos de fato entender melhor: a dependência química é caracterizada pela compulsão e obsessão que a pessoa
manifesta com relação a alguma substância, seja ela lícita (álcool) ou ilícita, de forma que se manifestem nesses episódios, dois fenômenos, a abstinência e a tolerância.
A tolerância, todavia, é quando o corpo já se acostumou de fato com uma determinada substância e é preciso uma quantidade sobretudo que seja cada vez maior dessa substância para suprir a expectativa
e sobretudo para gerar os mesmos efeitos que antes eram conseguidos com dosagem bem inferior.
Já a abstinência, no entanto, ou síndrome de abstinência, tem por característica se manifestar quando a pessoa permanece
por um certo período afastado da substância e por não a estar consumindo pode de fato passar a desenvolver
alguns sinais e sintomas que estão relacionados a sua falta, desta forma sendo uma tentativa do corpo de obter mais daquilo.
É evidente que muitas pessoas não tem a menor intenção de se tornarem dependentes, estão fazendo uso apenas procurando alívio para dores e sintomas, mas acabam por usar mais do que deviam.
O grande perigo nisso é que a maioria das pessoas nem cogita que seu amigo ou familiar pode estar passando por isso, pode estar se tornando dependente do remédio.
A farmacodependência é silenciosa, afinal, todas as pessoas tem acesso a um comprimido ou outro…
No entanto, é importante lembrar que a dependência de medicamentos é tão perigosa quanto a dependência de outras drogas ilícitas e o álcool por exemplo.
Quais são de fato as consequências do vício em remédio para o organismo?
O uso indiscriminado de medicamentos pode de fato trazer uma série de consequências profundas para o corpo do dependente,
que de fato se não for tratado de modo adequado pode trazer graves sequelas ou até mesmo levar a complicações que podem de fato serem fatais.
Primeiramente, sobretudo, quando ocorre o uso indevido de diversos medicamentos de uma só vez, pode acontecer da interação
entre os remédios ocasionar uma série de reações que podem ser adversas e que sobretudo podem ser desde coisas leves até questões de hospitalização, dependendo do caso.
As altas dosagem e super dosagens podem ainda levar à intoxicação, chegando a quadros de alucinações e overdose.
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR:
Celebridades que morreram por overdose de remédios
Muitos dos remédios, se usados por um tempo maior do que o determinado, ou, sobretudo, de maneira excessiva, podem todavia,
causar danos irreversíveis aos órgãos internos como o coração, o fígado, os rins, o estômago, os intestinos, alguns até mesmo podem causar danos cerebrais, tais como perdas cognitivas e quadros de demência.
Ainda pode apresentar outros efeitos dos quais são comuns, são o aumento ou a redução da pressão arterial,
além de taquicardia, alucinações, e perda de sensação do corpo, apresentam o efeito de sedação, vertigem e tontura, outros até mesmo vômito e ainda mesmo mudanças no comportamento da pessoa.
Os efeitos colaterais variam bastante, pois dependem do tipo de medicamentos ingerido, da sua quantidade e se houve combinações com outros medicamentos.
Características da farmaco dependência – Vício em remédios.
Entre questões pessoais e gerais, existem alguns fatores que podemos destacar. O primeiro, obviamente, é o hábito da automedicação.
Essa prática ocorre quando, sem consultar um médico, tomamos um medicamento que já é de costume usar naquela situação, como um analgésico, por exemplo. Às vezes, podemos fazer isso até por indicação de um familiar ou amigo.
A automedicação pode resolver a situação na hora, mas pode criar tolerância à substância no corpo facilitando com que ocorra o vício, assim fazendo com que você use mais e mais.
O uso indiscriminado também é um desses fatores. Consiste em quando a pessoa não respeita os períodos de tempo entre cada dose e/ou não respeita as doses recomendadas, esse uso pode ocorrer por conta própria ou mesmo naqueles que têm a prescrição médica e decidem não seguir.
Existem ainda aqueles que procuram especificamente por medicamentos que gerem efeitos alucinógenos e entorpecentes para seu divertimento, assim também podem acabar se tornando dependentes, embora representem uma parcela bem menor.
Como tratar de forma adequada a dependência medicamentosa?
A dependência de medicamentos só pode ser abandonada de fato com tratamento especializado e adequado, pensado nas demandas individuais de cada paciente.
A desintoxicação de um viciado em álcool e drogas lícitas ou ilícitas é um processo bastante complexo e que deve ser controlado e acompanhado por médicos e outros profissionais da área da saúde
que consiste em de fato retirar os medicamentos da rotina do paciente, transformando a realidade ao qual a pessoa é dependente e deixar
que a abstinência aconteça, para que de fato dessa forma, manter o controle até que o corpo se limpe das substâncias ao qual já fazem parte da rotina e vida do dependente químico.
Após esse processo, portanto,, as opções mais eficazes de tratamento são a psicoterapia aplicada,, os tratamentos por medicamentos feitos de forma correta, com acompanhamento médico
e sobretudo a internação em uma clínica de recuperação.
Veja também: Veja as melhores opções em clínicas para internação involuntária de dependentes químicos
Conclusão – Vício em Remédios: A importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado
O vício em remédios, portanto, é mais perigoso do que se pensa.
Muitas pessoas já estão nessa condição, porém não se dão conta, pois a automedicação ocorre com frequência, e é uma prática naturalizada.
Já que, culturalmente somos incentivados a consumir remédios para quase tudo que nos aflige em nosso cotidiano.
Portanto, faça sua parte e conscientize aqueles que você ama a respeito do vício em remédio, e se algum deles estiver de fato precisando de ajuda já sabe o que fazer para buscar encontrá-la.
CAPITAL REMOÇÕES – CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO EM TODO O BRASIL.