Dependência química e tratamento em clínica de reabilitação em São Paulo
As clínicas de reabilitação para dependentes químicos são lugares especializados em tratar pacientes que são viciados em substâncias químicas, muitas vezes os familiares dessa pessoa ou até a própria pessoa não sabem o que fazer para sair dessa situação difícil, muitas pessoas sentem-se perdidas, sem saber o que fazer e quando fazer.
Confira também:
Mas é importante que vocês saibam que existem lugares especializados, que acolhem o dependente químico de forma carinhosa e respeitosa, dando o suporte necessário para que ele consega se livrar da dependência química. O trabalho dentro de uma clínica de reabilitação é uma união de todos, todas as partes envolvidas tem responsabilidades, os médicos, enfermeiros e profissionais da saúde que trabalham em uma unidade devem desviar todos os seus esforços para controlar a situação grave que é o vício em substâncias químicas. Deve partir do adicto o mesmo comprometimento, determinação e foco para superar todos esses obstáculos.
Ninguém consegue realizar tudo sozinho, se fosse assim, bastaria que o dependente químico escolhesse o dia e a hora para parar de usar a substância de vez; a realidade é bem diferente, o dependente químico não consegue se controlar, as drogas tomam conta de toda sua rotina, controlando-o e causando-lhe inúmeros problemas que podem ser irreversíveis.
Quanto mais cedo uma pessoa perceber que necessita de ajuda,
maiores serão as chances dela se recuperar. A dependência química, independente da droga que o adicto usa, seja ela cocaína, crack, maconha ou heroína, é uma potente debilitante da saúde de quem apresenta esta condição patológica. A capacidade física da pessoa que usa drogas degenera-se ao longo do tempo de uso, debilitando crônica e progressivamente sua capacidade corporal, sua coordenação motora, suas respostas neuronais e até mesmo a capacidade de locomoção.
Mas não é apenas fisicamente que as drogas atuam debilitando o indivíduo, o emocional da pessoa pode ficar abalado, as substâncias químicas, principalmente as ilícitas e psicotrópicas são potentes depressores do sistema nervoso central, como consequência disso, transtornos como: depressão, ansiedade, esquizofrenia, TOC (transtorno obsessivo compulsivo) e transtorno de personalidade podem aparecer devido ao uso contínuo das drogas.
O comportamento do indivíduo também muda, muitas vezes ele passa a ficar mais agressivo, sofre com sucessivas crises de ansiedade, irritabilidade, nervosismo e falta de paciência. É comum as pessoas apresentarem estes sintomas quando são viciadas, é o corpo tentando dizer que o indivíduo necessita consumir essa droga ou é apenas um efeito do uso.
Quando o adicto rompe uso da substância química de maneira repentina estes sintomas podem apresentar-se de forma muito potente, por isso não é recomendável em pessoas que consomem doses muito elevadas da droga o rompimento brusco do consumo. Algumas estratégias, porém, devem ser utilizadas para que o dependente químico possa passar por essa fase com efeitos colaterais reduzidos, sem muita força, para que não haja um sofrimento elevado.
Muitas vezes não é possível diminuir aos poucos dose da droga que o adicto consome, por diversos fatores, entre eles a gravidade da situação e pelo fato da droga ser considerada ilícita e não poder ser comercializada.
Os motivos acima apresentados mostram a importância de haver uma clínica de reabilitação especializada, com profissionais que sabem as estratégias mais adequadas para intervir nas mais diversas situações.
Nós trabalhamos com clínicas de reabilitação para dependentes químicos no Estado de São Paulo,
em todo o estado existem inúmeras clínicas, todas essas unidades trabalham com competência, seriedade é muito compromisso com o problema do adicto.
As pessoas podem imaginar que a dependência química afeta somente o indivíduo que consome a droga, mas isso não é verdade, os familiares e as pessoas próximas também são muito afetados pelo vício. A dependência química é um forte e destruidor de lares, de relacionamentos familiares ou amorosos. Não é possível conviver com dependente químico sem ser afetado pelo seu uso.
As clínicas de reabilitação para dependentes químicos no Estado de São Paulo focam na reabilitação do adicto, também trabalham com conscientização e educação dos familiares, para que esses possam ajudar da melhor forma possível o seu ente querido. Esse trabalho de conscientização também ajuda pessoas a entenderem melhor do que se trata essa patologia.
Algumas unidades são especializadas para um tipo de público, outras para outro, como por exemplo, existem clínicas de recuperação para alcoólatras, clínicas para viciados em crack e clínicas para viciados em cocaína. Existem também as clínicas que tratam qualquer tipo de vício, unindo todos os métodos.
São diversas as unidades espalhadas pelo Estado, na hora de escolher uma clínica de reabilitação, procure aquela que mais tem particularidades com a situação que você vive, o momento da escolha é fundamental para tomar decisão correta e mais apropriada para a pessoa.
Existem também as unidades que tratam apenas mulheres, outras apenas homem, e também há aquelas que são mistas. Esta separação acontece pois é imprescindível que não haja vínculos afetivos muito fortes que podem debilitar ainda mais o emocional já prejudicado do dependente químico. As clínicas de reabilitação mistas contam com profissionais rigorosos no âmbito de preservarem o emocional do paciente, existem algumas regras a serem seguidas nessas clínicas, o respeito, a privacidade e o bom comportamento são valores morais a serem seguidos em todas as unidades.
As clínicas de reabilitação para dependentes químicos no Estado de São Paulo tem como missão principal recuperar o adicto, fisicamente,
emocionalmente e psicologicamente. Seus comportamentos devem ser mudados, não adianta a pessoa aceitar o tratamento sem que haja determinação em mudar algumas atitudes em sua vida. É como um processo de alfabetização, os adictos aprendem quais são os comportamentos e quais as situações que devem ser evitadas em sua vida, é uma forma de educação, visando esclarecer o que acontece quando uma pessoa não consegue se livrar da droga.
Este pode ser um processo difícil e demorado, mas tenha certeza que é a melhor maneira de tratar uma pessoa viciada em drogas. Dentro das clínicas de reabilitação o interno é recebido com todo amor e carinho, tratado de maneira humana e responsável.
Caso você esteja passando por esse problema entre em contato conosco, estamos dispostos a ajudá-lo(a).