A farmacodependência e as crises de abstinência – entenda como funciona
VEJA AINDA:
Vício em Remédios: A importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado
10 motivos para procurar uma clinica de recuperação em SP
BUSCA DE CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO & RECUPERAÇÃO POR ESTADOS – CLÍNICAS DE DEPENDENTES QUÍMICOS
A farmacodependência é sobretudo uma condição em que uma pessoa se torna dependente de substâncias químicas, como drogas ou medicamentos, para funcionar normalmente.
Essa dependência pode ser de fato física, psicológica ou ambas.
A dependência física ocorre quando o corpo se adapta à presença da substância química e precisa dela para funcionar normalmente.
Quando a substância é, potanto, retirada abruptamente, o corpo pode apresentar sintomas de síndrome de abstinência, como tremores, náuseas e sudorese.
Já a dependência psicológica envolve um forte desejo ou compulsão de usar a substância, muitas vezes para aliviar emoções negativas ou estresse.
A pessoa pode, portanto, se sentir incapaz de lidar com a vida sem a substância e pode ter dificuldade em controlar seu uso.
A farmacodependência pode ter efeitos graves na saúde física e mental da pessoa.
O uso prolongado de drogas, medicamentos e remédios pode causar danos no fígado, coração, pulmões e cérebro, bem como transtornos mentais, ansiedade, depressão e psicose.
Além disso, a dependência por medicamentos pode causar problemas sociais e financeiros, como perda de emprego, dívidas e isolamento social.
As pessoas que sofrem de farmacodependência também têm maior probabilidade de se envolverem em comportamentos de risco, como dirigir sob efeito da substância, o que aumenta o risco de acidentes e lesões.
A farmacodependência é uma condição tratável, mas muitas vezes requer uma abordagem abrangente que inclui aconselhamento psicológico, suporte social, terapia comportamental e, em alguns casos, medicamentos.
O tratamento pode ser difícil, mas com o apoio adequado, muitas pessoas podem superar a dependência e recuperar sua saúde e qualidade de vida.
RELACIONADOS A farmacodependência e as crises de abstinência – Vício em remédios
As crises de abstinência
A crise de abstinência é um conjunto de sintomas físicos e psicológicos que podem ocorrer quando uma pessoa para consumir uma substância à qual se tornou dependente.
Essa condição é comum em pessoas que sofrem de dependência química, como o vício em drogas ou álcool, mas também pode ocorrer em
outras situações em que há sobretudo uma forte dependência química, ou ainda outros vícios, como por exemplo, a dependência de jogos de azar, comida, sexo ou tecnologia.
Os sintomas da crise de abstinência podem variar de pessoa para pessoa e dependem do tipo de substância aplicada, bem como da duração e da intensidade do uso.
Em geral, os sintomas podem incluir tremores, sudorese, náusea, vômito, diarréia, dor de cabeça, insônia, irritabilidade, ansiedade, depressão e comportamento impulsivo.
Uma crise de abstinência pode ser perigosa em alguns casos, especialmente quando há dependência de drogas ou álcool.
Os sintomas podem ser graves e podem colocar a vida da pessoa em risco, tratamento médico de emergência.
Por isso, é de fato importante buscar ajuda profissional ao tentar superar uma dependência e passar pela fase de abstinência.