Clínica de Recuperação em Brasília:
A Clínica de Recuperação em Brasília é uma instituição especializada nos cuidados e reabilitação de dependentes químicos/alcoólatras e comorbidades de forma humanizada com o resgate à dignidade, através de um trabalho consistente de reabilitação física, cognitiva, comportamental, motivacional e também espiritual. Sua filosofia é o bem-estar e a transformação dos pacientes com a estimulação de suas potencialidades, corresponsabilidade e desenvolvimento de habilidades de enfrentamento para maior auto eficácia em sua ressocialização no geral.
Clínica de recuperação em Brasília
- Clínica de Recuperação em Brasília
- Clínica de Reabilitação em Brasília
- Clínica Reabilitação em Dependência Química
- Clínica de Recuperação Feminina em Brasília
- Clínica de Internação Involuntária em Brasília
- Clínica de Recuperação Masculina em Brasília
- Clínica de Recuperação Para Dependentes Químicos em Brasília
Sobre nós:
Confira também:
Clínica de recuperação no Distrito Federal
Tratamento do uso abusivo da cocaína
Tratamento do uso abusivo do crack
Tratamento do uso abusivo de maconha
Clínicas de recuperação são lugares ideais para tratar a sua dependência química e/ou alcoólica(melhores clínicas de recuperação em Brasília). Desde a história da humanidade o ser humano recorria de substâncias químicas como forma de alterar a mente e o cérebro, e atualmente podemos encontrar inúmeras pessoas que são dependentes químicas e alcoólicas decorrente também a isso. Drogas lícitas e ilícitas podem causar diversos problemas ao corpo humano, causando destruição a vida profissional, emocional, familiar e também a social.
Tempo de internação
O dependente químico poderá ficar internado de 60 à 180 dias em uma clínica de recuperação, mas tudo dependerá da situação atual do adicto. No local serão trabalhados alguns processos e ideias, como a desintoxicação das drogas no corpo, conscientização do adicto e ressocialização do dependente químico na sociedade novamente. O adicto passará por grandes crises de abstinência, e a equipe de profissionais da área da saúde ali presentes iram ajudar nesse momento delicado. Os profissionais serão:
- Médicos psiquiatras
- Psicólogos
- Psiquiatra
- Terapeuta ocupacional
- Cozinheira
- Monitores
- Faxineira
- Coordenador
- Terapeuta holístico
- Enfermeiros
- Supervisores
- Nutricionistas
Antes de realizar a internação do adicto, é relevante saber quais são os tipos de internações. Veja abaixo:
- Internação involuntária: O dependente químico não deseja fazer a internação, então os familiares de primeiro grau poderão intervir e realizar o procedimento sem a vontade do adicto.
- Internação voluntária: O adicto deseja se livrar do mundo das drogas, e por vontade própria realiza a internação
- Internação compulsória: Decidia apenas por um juiz responsável
Tratamento
Durante o processo do tratamento os pacientes serão supervisionado 24 horas por dia, e caso precise de algo os profissionais estarão a dispor do que precisar. Acompanhe os processos da internação:
Internação: Os familiares ou mesmo o próprio adicto fará a internação, dando o início para o tratamento da doença.
Desintoxicação: Serão retirados todas as drogas do corpo, esse processo será delicado pois o adicto deseja ingerir as drogas. Crises de abstinência também ocorrerão, sendo assim, nos levar para o terceiro passo do processo de recuperação.
Medicação: Como o corpo está bem acostumado com as drogas no corpo, a medicação será necessária para que o adicto não venha a falecer. Contudo, em determinado tempo as medicações serão cessadas e retiradas.
Atividades: Atividades física, exercícios, palestras terapias serão bem trabalhados como forma de fazer com que o dependente químico convive em sociedade sem o uso de substâncias químicas ao retornar.
Grupo Capital Remoções
O Grupo Capital Remoções é uma instituição que ajuda familiares e dependentes a encontrar uma clínica de recuperação qualificada com base nas necessidades do adicto. O GrupoCapital Remoções faz atendimento em todo o Brasil, principalmente em Brasília. Se você é do Distrito Federal e busca por ajudar de profissionais qualificados, o Grupo Capital Remoções pode te ajudar encontrar um lugar ideal para o dependente químico. Como todos sabem, a dependência química é uma doença sem cura e progressiva, mas que precisa ser tratada para não haver avanços piores, podendo levar o adicto à uma possível overdose ou até a morte. Distrito Federal possui clínicas de recuperação com profissionais qualificados, entre em contato com a equipe do Grupo Capital Remoções para encontrar ajuda que precisa.
Tratamento para Dependente Químico
Fazer a escolha de pedir ajuda para vencer a dependência química pode não ser, como é difícil, mas a possibilidade da reabilitação, sem julgamentos e sem levar em consideração do histórico, deve sempre ser louvada e coesa.
Durante todo o processo, tanto do dependente químico como toda a sua família passam por uma jornada de confrontos e redescobertas em si. Realmente não é uma estrada simples, mas pode ser percorrida mais facilmente, caso haja apoio profissional qualificado e preparado.
Clínica de recuperação no Distrito Federal – O que é ser Dependente Químico?
Precisamos ver o dependente químico como alguém que tem uma doença crônica e incurável, como qualquer outro, precisa de uma abordagem terapêutica adequada. Retire de sua consciência o julgo que um dependente químico é “uma pessoa que não abandona a droga porque não quer” ou ainda que, “a pessoa é usuário de drogas ou bebe porque não tem caráter”, isso não está certo e muito menos por que “Não acredita em Deus” “Está falando Deus na vida de fulano”.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) define muito claramente a dependência química como um estado psicológico e físico resultante da relação da pessoa com uma substância, caracterizado por mudanças de comportamento e outras atitudes, em meio ao qual há um desejo constante de usar a substância periodicamente.
A dependência química pode estar relacionada ao uso descontrolado de diferentes substâncias, sejam elas lícitas ou também ilícitas. Assim, uma pessoa viciada em bebidas alcoólicas, uma pessoa viciada em crack e outra viciada em medicamentos, são igualmente dependentes químicos sejam elas diferentes.
Apesar destas pessoas terem a mesma doença, que denominamos Dependência Química, cada tipo de droga viciante causa no organismo tipos e efeitos diferentes de forma de controle, sendo algumas mais físicas e outras mais psicológicas.
Dependência Química em Drogas Ilícitas
As drogas ilícitas, como a Cocaína, o Crack, a Heroína e até mesmo a Maconha, são as drogas que mais chamam a atenção da sociedade em si e consequentemente, quando pensamos em dependentes químicos, logo associamos a estas drogas no geral.
Por serem ilegais e por possuírem alto grau de destruição física e emocional, os dependentes químicos de drogas ilegais demonstram a alterações comportamentais e sociais evidentes para seus familiares e amigos.
Dependência Química em Drogas Lícitas
As drogas lícitas engloba desde todo o vício em medicamentos, como analgésicos, calmantes, estimulantes ou esteroides, até o tabaco e o principalmente o álcool.
Vistos pela sociedade como drogas de menor potencial de destruição pessoal, infelizmente, em muitos casos as pessoas são dependentes por décadas sem ao menos notarem o vício e os familiares darem pouca atenção que deveria, pois a mídia em si, meio que oculto, ofusca isso!
Mas, são drogas da mesma forma que as citadas acima e o fato de serem legalizadas pelo Governo não que dizer que não façam mal, muito pelo contrário fazem mal sim. Estudos já demonstram que se libertar do vício em álcool ou tabaco é até mais difícil do que drogas como cocaína ou crack.
Dependência Química em Álcool – Alcoolismo
Como uma droga legalizada, o álcool é amplamente consumido e socialmente aceito dentre os brasileiros. De acordo com o Ministério da Saúde, 17,9% da população adulta do Brasil abusa de bebidas alcoólicas.
Há muitas razões para a dependência do álcool no Brasil, tais como a pressão social, a necessidade de aceitação, problemas familiares ou mesmo a busca do prazer de um modo geral.
Muitos começaram ainda jovens, consumindo bebidas alcoólicas para se divertirem com os amigos e colegas, passaram para o consumido diário para poder relaxar após o longo dia de trabalho e logo após se viram com um copo de bebida alcoólica antes mesmo do almoço. Quando a bebida se torna um companheiro diário, o alcoolismo já existe e a pessoa não percebe.
Quais são os tipos de tratamentos para dependentes químicos?
Atualmente existem diversos tipos de tratamentos para dependentes químicos de um modo geral. Dependendo da conscientização do dependente químico é indicado um tipo de tratamento. Como exemplo, abaixo estão os principais tipos relacionados:
Clínica de recuperação no DF (Distrito Federal)
Tratamento para dependentes químicos e alcoólatras no Distrito Federal – Brasília
Grupos de Apoio
Uma das metodologias de tratamento para dependentes químicos mais comuns são os grupos de apoio. O Programa de 12 passos criado nos Estados Unidos em 1935 por Bill W. e Dr. Bob S. ,que ficou mundialmente conhecido e utilizado pelos Alcoólicos Anônimos (AA) e o Narcóticos Anônimos (NA), tem como filosofia o autoconhecimento e aceitação do vício próprio, estimula o desenvolvimento da espiritualidade e a reprogramação de responsabilidades, crenças, religiões e ações.
Utilizado ainda na maioria de todas as Clínicas de Recuperação aqui no Brasil, é uma boa metodologia, apesar de atualmente haver terapias mais rápidas e com maior índice de reabilitação e eficácia.
Psicoterapia
A Psicoterapia vai além dos 12 passos, pois busca o entendimento dos motivos que levaram os dependentes para uma fuga através das drogas. Tentando chegar na resposta do por quê.
Fato que 90% dos dependentes possuem ainda problemas emocionais não resolvidos e muitos destes estão muito bem escondidos no interior de cada um. As terapias emocionais afloram estes sentimentos, podendo assim serem tratados de um modo geral.
Internação Voluntária
A internação voluntária é um modelo em que o dependente químico aceita que seus vícios estão destruindo completamente sua vida pessoal e de sua família e assim, aceita que a melhor opção é o auxílio de uma equipe médica capacitada em uma clínica de recuperação especializada e preparada.
Este seria o ideal para todos os cenários que envolve dependentes em drogas no geral, pois ao admitir o vício e a necessidade de ajuda, o caminho para conquistar a liberdade já foi 50% percorrido. Se não mais…
Internação involuntária
O dependente químico nem sempre é capaz de perceber sua realidade e reconhecer que é hora de buscar a ajuda que precisa. A internação involuntária é exigida por familiares uma vez que identifiquem a necessidade de salvar a vida do dependente que está se acabando.
Em uma consulta com um médico especializado, a situação é narrada e o profissional fará uma avaliação de acordo com os métodos estudados. Depois de examinar o caso, o médico produzirá um relatório com as informações elementares para solicitar a internação involuntária em uma clínica de recuperação caso seja necessário, com a autorização de um familiar ou agente de saúde público, seguindo a normas da “Lei da Internação Involuntária”, Lei N° 13.840, de 5 de junho de 2019.
Está com Dúvidas de como solucionar o teu ou de seu próximo em relação a vícios? Entre em contato com a gente CLICANDO AQUI e sane todas as dúvidas! ; )
Clínica de recuperação em Brasília – DF. As melhores clínicas de recuperação de drogas de Brasília você encontra aqui na Capital Remoções!
Perguntas Frequentes sobre a Clínica de Recuperação em Brasília – DF
Aqui respondemos algumas das perguntas que mais são comuns e que mais recebemos referente a Internação em Clínicas de Recuperação em Brasília no Distrito Federal, Dependência Química e Alcoolismo. Caso não encontre a resposta que procura para sua dúvida, entre em contato conosco, será uma enorme alegria poder lhe atender.
Qual o tratamento para dependência química realizado na clínica de recuperação em Brasília ?
A dependência química não se trata simplesmente de “dizer não” ou de “querer” para parar com o vício do álcool ou das drogas. Parar de usar drogas significa cuidar do corpo e da mente, bem como levar em consideração tudo o que nos levou a consumir e agir e, finalmente, identificar como as drogas se tornaram uma enorme solução para um problema pessoal. É um trabalho de autoconhecimento e conscientização, que na maioria das vezes, impossível de ser realizado sozinho e por isso, as clínicas de recuperação são a melhor opção.
Quanto custa a internação de um dependente químico em Brasília?
Antes de responder quanto custa a internação de um dependente químico em uma Clínica de Recuperação em Brasília, vamos lhe fazer uma pergunta:
Quanto custa a vida do seu parente que é dependente químico?
Fazemos esta pergunta pois quando dizemos que as melhores clínicas de recuperação podem custar até R$54.000,00, muitos dizem ser muito caro, um valor absurdo, mas, estes mesmos, ao comprar um celular pagam até R$8.000,00 e acham normal.
Então, um celular possui um valor maior do que a vida?
Existem clínicas que realizam internações de dependentes químicos desde R$700,00 até mais de R$54.000,00 por mês. O que varia entre as clínicas é a intensidade do tratamento e o conforto. Clínicas de recuperação / reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras no Distrito Federal em Brasília, com piscinas, educadores físicos, psicólogos diários, consulta psiquiátrica semanal e várias palestras motivacionais diárias, por exemplo, possuem um valor muito superior em relação as clínicas com apenas, uma palestra diária,
uma consulta com psicólogo que é geralmente semanal e em muitos casos, a limpeza do local e a alimentação é preparada e realizada pelos pacientes. Logo, quem recebe uma alta carga terapêutica diária não necessita de internações muito longas. Assim, vemos muitas vezes a necessidade de internações acima de 6 meses em clínicas de baixo custo, enquanto em clínicas aparentemente bem
“mais caras” as internações são bem inferiores, em torno de 2 meses. Portanto, quanto custa a internação de um dependente químico ou alcoólatra, dependente o tipo de internação, mas sempre analise com atenção, pois normalmente o valor baixo resulta em maior tempo de internação e tempo de internação não tem nenhuma relação com ser o melhor tratamento para o dependente químico.
O que causa a dependência química?
O que causa a dependência química compreende diversos fatores. O desenvolvimento da dependência de drogas ou álcool em uma pessoa deve-se a fatores genéticos, ambiente social, problemas de saúde mental e/ou problemas emocionais, desta forma, as causas da dependência química são complexas e também individuais, já que os motivos em cada pessoa são diferentes e assim deve ser tratada.
Alcoolismo tem cura?
A primeira coisa a fazer é reconhecer que você se tornou viciado em álcool ou drogas e que está ansioso para procurar tratamento. Frequentemente, ajuda externa é necessária para acabar com o vício do álcool. Pode começar por consultar um médico clínico geral ou uma clínica de recuperação especializada. Se você entende que cura quer dizer que um ex-dependente químico ou alcoólico poderá beber socialmente, então a cura não existe, mas se a cura for a liberdade do vício das drogas, então sim, o alcoolismo possui cura.
Como encontrar uma clínica de recuperação em Brasília?
Existem várias clínicas para dependentes em drogas e álcool disponíveis em Brasília e que oferecerem várias metodologias de tratamentos e ainda com valores bem diferentes. O valor de um clínica de recuperação / reabilitação está relacionado desde o conforto até a quantidade de terapias disponíveis no tratamento. Encontrar uma clínica de recuperação ideal para as suas necessidades é uma tarefa que vai muito além do preço, você precisa analisar vários fatores, desde a documentação da clínica de reabilitação em Brasília – Distrito Federal, quem são os profissionais até a metodologia aplicada.
Como é uma clínica de dependência química em Brasília?
Uma Clínica de Recuperação em Brasília é o local correto para que o dependente em drogas ou álcool encontre profissionais e médicos qualificados para lhe oferecer terapias e tratamentos que lhe ajudarão a vencer o vício. Uma boa clínica deve oferecer, Avaliação Médica, Terapias individuais, Terapias de Grupo e Apoio aos seus familiares. O tempo de internação para dependente químico ou alcoólatra é determinado inicialmente pelo médico ou psicólogo da clínica e deve ser analisado o progresso do paciente durante as semanas.
Como saber se sou alcoólatra?
O consumo de álcool (bebida alcoólica)é sinônimo de convívio, diversão e comemoração. Mas isso pode rapidamente se tornar um problema quando você começa a beber demais e com muita frequência, sem controlar seu consumo. A maioria dos consumidores de álcool (bebida alcoólica) se contenta em beber, com seu efeito prazeroso, apenas ou quase exclusivamente em algumas ocasiões sociais mais ou menos aleatórias. O futuro alcoólatra, por outro lado, poderá gradualmente buscar ou induzir com mais frequência situações em que bebemos incidentalmente.
Como ele continua a evoluir em um ambiente amigável, muitas vezes ele não percebe a princípio que está adquirindo o hábito de beber. À medida que o futuro alcoólatra se torna ciente do efeito positivo do álcool, ele tende a usar a bebida intencionalmente em situações difíceis ou desagradáveis ou de uma maneira direcionada para amplificar o humor positivo.
Como o efeito do álcool parece ser uma ferramenta confiável, o futuro alcoólatra começa a transpor essa experiência para cada vez mais. Durante essa evolução, a pessoa vai perdendo a cada dia gradativamente a vontade e a confiança necessárias para buscar e aplicar outras soluções, se apegando cada dia mais ao álcool e assim se tornando totalmente dependente da substância.
Como se livrar do vício do álcool?
A primeira coisa a fazer para saber como se livrar do vício do álcool é reconhecer que você se tornou um dependente e que está ansioso para procurar tratamento. Você começar por consultar um clínico geral, ele poderá aconselhá-lo e encaminhá-lo se necessário para uma consulta com especialista em reabilitação, ou ainda, pode buscar ajuda em uma boa clínica. Se você reconhece ser viciado em álcool, tenha a certeza, você já trilhou metade do caminho para se libertar.
O que fazer para internar um dependente químico em uma Clínica de Brasília?
Tornar-se viciado em álcool ou drogas ilícitas pode rapidamente se tornar um enorme problema, tanto para a pessoa em questão, quanto para aqueles ao seu redor. A dependência de álcool ou das drogas de um ente querido é um teste para aqueles que os rodeiam, que muitas vezes se sentem muito desamparados diante da situação.
Logicamente que o ideal é que o dependente químico mostre a sua vontade de ser curado e fazer o seu pedido de assistência médica para se reabilitar, mas em muitos casos, o vício já controla totalmente seus desejos, colocando em risco sua vida e até de quem está próximo, nestes casos cabe aos parentes intervir e solicitar pelo dependente a internação, o que chamamos de internação involuntária.
Para os casos de internação involuntária, além de escolher bem a clínica de recuperação, deve-se ter atenção a equipe de resgate, que deve deve ser composta por profissionais que são qualificados e com real experiência. Entre em contato com a Capital Remoções e vamos lhe ajudar em todas estas questões.
O que um “drogado” é capaz de fazer?
Um drogado (dependente químico ou alcoólatra) é capaz de fazer coisas que não faria se sua consciência não estivesse alterada pelas drogas. Alguns são capazes de roubar ou outros para obter mais drogas, estragar relacionamentos de forma inconsciente, cometer agressões físicas e verbais tanto para com seus familiares quanto com pessoas desconhecidas e até mesmo, infelizmente, retirar a própria vida ou até mesmo a de outras pessoas.
As drogas e o álcool causam dependência física em muitas pessoas, ou seja, uma necessidade urgente de consumi-las que leva alguns a procurá-las compulsivamente e a qualquer custo, em muitos dos casos, retirando completamente sua sanidade mental e o amor a sua vida.
Clínica de recuperação masculina no Distrito Federal, localizada em Gama – DF (São Apenas 34,6 Km de distância de Brasília)
39 min (37,7 km) via BR-450 e DF-480
49 min (44,0 km) via BR-251
Tratamento para dependentes químicos e alcoólatras no Distrito Federal
Galeria:
Clínica de recuperação masculina em Novo Gama, Goiás – Próximo de Brasília (32Km)
Tratamento para dependentes químicos e alcoólatras próximo de Brasília – Distrito Federal
Galeria:
Clínica de recuperação masculina em Paranoá – DF
Tratamento para dependentes químicos e alcoólatras no Distrito Federal
Galeria:
Clínica de recuperação masculina em São Sebastião – DF
Tratamento para dependentes químicos e alcoólatras no Distrito Federal
Galeria:
Clínica de recuperação masculina em São Sebastião – DF – Unidade 2
Tratamento para dependentes químicos e alcoólatras no Distrito Federal
Galeria:
Clínica de recuperação feminina em Unaí – MG – Próximo de Brasília – DF
Distância de carro de Brasília – DF até Unaí – MG: 2 h 2 min (165,6 km) via BR-251
Tratamento para dependentes químicos e alcoólatras no Distrito Federal
Galeria:
Clínica de recuperação Masculina em Unaí – MG – Próximo de Brasília – DF
Distância de carro de Brasília – DF até Unaí – MG: 2 h 2 min (165,6 km) via BR-251
Tratamento para dependentes químicos e alcoólatras no Distrito Federal
Galeria:
A melhor clínica de recuperação em Brasília – DF
Em uma clínica de recuperação para dependentes químicos de qualidade em Brasília no Distrito Federal, há uma equipe multidisciplinar composta por profissionais com diferentes especialidades, que trabalham de forma integrada para oferecer um tratamento eficaz. A composição pode variar conforme a estrutura e o enfoque de cada clínica, mas em geral, os principais profissionais envolvidos e suas funções são:
1. Psicólogo
- Função: O psicólogo realiza sempre atendimentos individuais ou em grupo para ajudar os pacientes a compreenderem as causas e consequências dos usos abusivos de substâncias, além de promover estratégias para lidar com os desafios emocionais e comportamentais. Técnicas como a Terapia Cognitivo-Comportamental (T.C.C) são utilizadas frequentemente utilizadas para modificar padrões de pensamento e comportamento.
2. Médico Psiquiatra
- Função: O psiquiatra é o responsável da clínica de recuperação em Brasília pelo diagnóstico, avaliação e tratamento médico dos pacientes. Ele pode prescrever medicamentos para controlar diversos sintomas comuns de abstinência, tratar comorbidades como ansiedade ou depressão, além de monitorar a saúde mental do paciente acolhido durante o tratamento. O acompanhamento psiquiátrico é essencial para ajudar no processo de desintoxicação e prevenção de recaídas.
3. Assistente Social
- Função: O assistente social tem o papel de auxiliar o paciente acolhido e sua família a entenderem e enfrentarem os aspectos sociais e familiares relacionados ao vício. Ele pode ajudar a encaminhar o paciente para recursos externos, como os serviços públicos de saúde, moradia e emprego, além de trabalhar no fortalecimento das redes de apoio social do indivíduo.
4. Psicoterapeuta (ou Terapeuta Ocupacional)
- Função: Além do psicólogo, o terapeuta ocupacional (T.O.) pode atuar na reabilitação de habilidades sociais e funcionais do paciente acolhido na clínica de recuperação em Brasília – DF. Isso envolve a promoção de atividades que auxiliam o indivíduo a desenvolver competências para lidar com o cotidiano de maneira muito mais saudável, evitando o retorno ao uso de substâncias psicoativas.
5. Enfermeiro
- Função: O enfermeiro tem um papel fundamental no acompanhamento diário dos pacientes, monitorando sua saúde física e emocional, realizando a administração de medicamentos (sob supervisão médica) e oferecendo suporte nas questões relacionadas à desintoxicação e recuperação física do paciente. O enfermeiro também pode identificar sinais de complicações e fazer o encaminhamento adequado.
6. Nutricionista
- Função: O nutricionista orienta sobre a alimentação saudável, que pode ser um componente importante no processo de recuperação durante a internação em uma clínica de recuperação para dependente químico em Brasília, uma vez que muitas pessoas que passaram por vícios têm deficiências nutricionais. Uma alimentação balanceada pode ajudar a restaurar a saúde física e aumentar os níveis de energia do paciente.
7. Educador Físico
- Função: O educador físico ajuda os pacientes a incorporarem a prática de atividades físicas à rotina de recuperação. O exercício físico como auxílio no tratamento nas clínicas de recuperação para dependentes químicos em Brasília, tem um papel importante no processo de reabilitação, ajudando a melhorar o bem-estar físico e mental, além de auxiliar na redução do estresse e da ansiedade também, fatores muitas vezes associados ao uso de substâncias.
8. Terapeuta de Grupo
- Função: Este profissional organiza e facilita sessões de terapia em grupo, um método amplamente utilizado nas clínicas de recuperação. As terapias em grupo ajudam os pacientes a compartilharem suas experiências, a refletirem sobre o comportamento de outros e a se sentirem parte de um processo coletivo, promovendo a construção de novas habilidades sociais e de enfrentamento.
9. Conselheiro (ou Mentor de Recuperação)
- Função: Alguns centros de reabilitação também empregam conselheiros especializados, que frequentemente têm uma experiência pessoal com o vício, e podem oferecer apoio e orientação prática para os pacientes. Esses profissionais muitas vezes servem como modelos e fontes de motivação, ajudando os pacientes a manterem-se focados na recuperação e a seguir os passos para um estilo de vida saudável.
10. Gerente de Casos (ou Coordenador de Tratamento)
- Função: O gerente de casos coordena a abordagem terapêutica, organizando os tratamentos e as intervenções dos diferentes profissionais de forma a garantir que o paciente receba um acompanhamento integrado. Ele também ajuda a avaliar o progresso do paciente e a ajustar o plano de tratamento conforme necessário.
11. Educador ou Facilitador de Oficinas de Reabilitação
- Função: Algumas clínicas de recuperção em Brasília – DF oferecem oficinas educativas e terapêuticas, como atividades artísticas, culinária ou jardinagem, que servem como um meio de expressão e recuperação / reabilitação emocional do paciente acolhido durante a internação, além de desenvolver habilidades práticas.
12. Equipe de Apoio e Administrativo
- Função: Embora eles não sejam diretamente envolvidos no processo terapêutico, a equipe administrativa e de apoio (recepcionistas, seguranças, auxiliares de limpeza, etc.) é fundamental para o ótimo funcionamento da clínica de recuperação em Brasília – DF, garantindo que o ambiente esteja organizado e que os pacientes acolhidos (internados) se sintam mais seguros.
13. Terapeuta Holístico
A melhor clínica de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras em Brasília – DF
Ações Integradas
Todos esses profissionais trabalham de uma maneira colaborativa, e devem respeitar a individualidade de cada paciente e ajustando os tratamentos conforme o progresso. Isso é essencial, pois a recuperação / reabilitação de dependentes químicos envolve não só a desintoxicação física, mas também um grande trabalho profundo de reintegração social, emocional e comportamental.
Cada clínica tem uma abordagem específica, mas a presença de uma equipe multidisciplinar bem formada é uma grande característica comum das clínicas de recuperação de qualidade em Brasília – DF.
Clínica para dependentes químicos em Brasília – Distrito Federal você encontra aqui na Capital Remoções as melhores opções para você fazer a melhor escolha
O que é dependência química?
A dependência química é reconhecida mundialmente como uma doença que é caracterizada pelo uso descontrolado (abusivo) de uma ou mais substâncias que podem alterar o estado mental, sendo considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um problema social. O dependente químico acaba por não conseguir conter o vício em substâncias psicoativas, afetando a sua vida psíquica, emocional, física e, consequentemente, a sua vida social.
As substâncias que atuam no sistema nervoso central, alterando a forma de o indivíduo pensar, agir ou sentir são denominadas drogas psicoativas.
O dependente químico acaba utilizando pelos mais diversos fatores, indo desde uma simples curiosidade, até uma busca imediata de prazer desenfreada ou alívio de diversos sintomas, contudo, a maioria das pessoas desconhecem ou desacreditam no potencial dessas drogas ou até mesmo o álcool em causar a dependência.
No entanto, é importante dizer que o termo “dependência química” é mais utilizado para o consumo de drogas ilícitas como maconha em alguns países, o crack, a cocaína, anfetaminas, Fentanil, opióides em geral, heroína, entre muitas outras substâncias que alteram o humor e causam dependência, mas também pode ser relacionado ao consumo de (álcool) bebidas alcoólicas, cigarro e medicamentos, inclusive os calmantes.
Isso porque todos eles possuem substâncias que são capazes de impulsionar novos comportamentos e reações, tanto no estado psíquico quanto físico de uma pessoa.
Quando a dependência química se torna um problema e quando ela pode ser diagnosticada?
A dependência química pode começar a ser identificada quando a pessoa já não é mais capaz de resistir à vontade de utilizar substâncias que alteram o humor e dão prazer em alguns casos – que se torna um desejo incontrolável – de utilizar aquela substância, tendo como exemplo o consumo de álcool ( bebidas alcoólicas em geral) ou comprimidos (remédios) para insônia.
Tudo isso com o objetivo de sentir novamente os sintomas de prazer, ou ainda, para eliminar o mal-estar que se sente quando há a interrupção da droga, o indivíduo tende a repetir o uso daquela substância mais e mais vezes.
Além dos pontos que já citamos, essa doença chamada de dependência química, pode ser diagnosticada quando o grau de dependência aumenta, uma vez que o organismo vai desenvolvendo uma certa tolerância aos seus efeitos, ou seja, a pessoa precisa de quantidades cada vez maiores da substância para poder vivenciar as mesmas sensações positivas. Em alguns casos mesmo não dando mais prazer a pessoa precisa continuar utilizando para se sentir normal e em alguns casos, a pessoa se sente mal fazendo o uso, não sente nem mais prazer, mas não consegue parar de utilizar sozinha.
Qual o tratamento para dependência química?
Para o tratamento de dependência química, normalmente são usadas várias abordagens de psicoterapia, entre elas:
- terapia em grupo;
- psicanálise;
- terapia cognitivo-comportamental;
- terapia ocupacional.
Quais os sintomas da dependência química?
Os sintomas da dependência química são diversos, entre eles:
- síndrome de abstinência.
- compulsão e/ou fissura pela substância;
- dificuldade de controlar seu uso;
Podem surgir alguns outros sintomas junto com a abstinência, como: alterações de humor, ansiedade, dores no corpo, depressão, nervosismo, fadiga, náuseas e vômitos, sudorese, alucinações e convulsões.
Quais as causas da dependência química?
Não há uma única causa única que leva a pessoa a ser dependente químico. Na maioria dos casos, a dependência química tem causas variadas, como dificuldade de lidar com as frustrações, traumas da infância, depressão, tristeza sem motivo ou até mesmo quadros de ansiedade.
Até influências sociais, devido a um ambiente nocivo dentro ou fora do lar, pode acabar favorecendo ou facilitando o uso de alguma substância. Também existem diversas pessoas que já tem predisposição para o transtorno.
A dependência química tem cura?
Por ser uma doença crônica e progressiva, a dependência química não tem cura, porém é passível de tratamento. Atualmente não existe uma única alternativa de tratamento que sirva para todas as pessoas, podendo variar de pessoa para pessoa.
Ao todo, hoje em dia, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
A Capital Remoções atua no ramo de encaminhamentos de dependentes químicos e alcoólatras desde 2015, considerada uma das empresas que oferecem os melhores serviços com uma avaliação de 4,9 estrelas de 5 no Google.
Regiões que atendemos em Brasília – DF e ao redor que ficam bem próximas das clínicas de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras de Brasília:
33 Regiões Administrativas de Brasília (DF):
Plano Piloto, Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Águas Claras, Guará, Sobradinho, Planaltina, Brazlândia, Recanto das Emas, São Sebastião, Varjão, Candangolândia, Lago Norte, Lago Sul, Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico, Sudoeste/Octogonal, Núcleo Bandeirante, Cruzeiro, Setor Comercial Sul (SCS), Setor Comercial Norte (SCN), Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Setor de Rádio e TV Sul (SRTVS), Setor de Habitação Coletiva, Vila Planalto, Lago do Descoberto, Setor de Autarquias Sul (SAS), Setor de Mansões de Interlagos, Setor de Mansões do Lago Sul, Setor de Chácaras da Barra, Setor de Chácaras do Rio Verde.
Cidades do Entorno de Brasília (Goiás e Minas Gerais) que atendemos e possuímos excelentes clínicas de recuperação para dependentes químicos próximas:
Águas Lindas de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Planaltina de Goiás, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Luziânia, Formosa, Cristalina, São João da Aliança, Girassol, Padre Bernardo, Mimoso de Goiás, Campestre de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Água Fria de Goiás, Araçu, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Dom Elizeu, São Francisco, Vila Boa, Cavalcante, Colinas do Sul, Vila Propício, Nova Roma, Formoso, Pirenópolis.
Conheça agora a melhor clínica de recuperação do Brasil
Clínica localizada em SP – Granja Viana
Clínica de recuperação com tratamento personalizado, considerada umas das melhores equipes de profissionais e estruturas do Brasil, confira:
Clínica em destaque 17/11/2024
Para saber mais sobre o tratamento ou agendar a sua visita em Granja Viana – SP: (11) 96422-1200 Marina.
Vídeo da clínica de reabilitação masculina e feminina localizada em São Paulo – Granja Viana SP – Clínica de reabilitação mista em São Paulo, Granja Viana SP:
Diária – Internação Suíte Dupla
R$ 970.00
Diária – Internação Suíte Particular
R$ 1.233,00