Tratamento para dependentes químicos em clínica de recuperação /reabilitação em SP e ao redor de todo o Brasil
Princípios do Tratamento da dependência Química- Tratamento para dependentes químicos SP
Os princípios fundamentais que regem ao grupo de clínicas de reabilitação da Capital Remoções são: o AMOR, DISCIPLINA, ESPIRITUALIDADE, RESPONSABILIDADE, LIBERDADE, e TRABALHO, visando as mudanças de comportamento necessárias para uma melhor qualidade em todos os aspectos de vida e da vida de seus familiares e amigos.
Confira também:
Tratamento para Dependentes de Cocaína Para …
10 Opções de clínicas de reabilitação de baixo custo
No caso da dependência de drogas, é comum a pessoa apresentar comportamentos como irritabilidade, agressividade, atitudes como isolamento ou, por outro lado, exposição a ambientes de risco (como estar em áreas não seguras da cidade, interagir com pessoas envolvidas com o tráfico, ou se engajando em atividades ilícitas para sustentar a dependência).
Tais sintomas se manifestam com menor ou maior intensidade, conforme o nível de dependência que o indivíduo se encontra. Assim, quanto mais avançado o nível, mais o dependente químico torna-se incapaz de responder às expectativas e responsabilidades, seja nos estudos, no trabalho, relações ou papéis sociais, aumentando riscos para si e para pessoas a sua volta.
Como funciona o tratamento Humanista para a dependência química ?
O tratamento humanista consiste em uma abordagem diferente daquela antiga dos 12 passps de A.A. e N.A., então, o tratamento é centrado no ser humano. O ser humano é um ser considerado inteligente, portanto, ele é capaz de resolver os seus próprios problemas na maioria dos casos e situações. o tratamento da uma ênfase a capacidade de cada pessoa, cada caso é um caso, é padronizado o tratamento, é avaliado todo o processo histórico de cada pessoa, cada ser tem uma história de vida e sua própria identidade e, portanto, deve encarar o seu problema totalmente de forma particular, na visão deste tipo de tratamento / recuperação.
Quais são os profissionais das clínicas de recuperação / reabilitação geralmente?
- Terapeuta
- Psicólogo
- Psico pedagogo (Caso o acolhido seja um adolescente)
- Psiquiatra
- Nutricionista
- Enfermeiro
- Coordenador
- Monitores (Algumas clínicas colocam pacientes que ainda estão em tratamento para trabalhar. Nós temos como opinião que as melhores clínicas não fazem este tipo de coisa).
Saber quando procurar um tratamento para superar a dependência química é importante em muitas vezes e a família ou os amigos são geralmente os primeiros a ajudar, mas nem sempre, as vezes podem atrapalhar.
A sociedade muitas vezes julga os dependentes químicos como indivíduos sem força de vontade, fracos e que poderiam simplesmente largar o vício. Porém, é necessário compreender que a dependência química altera o funcionamento do cérebro e faz com que o usuário perca a capacidade de escolher o uso ou não das substâncias. Além disso, o vício afeta negativamente a saúde emocional, física e mental do dependente. Portanto, quando se chega nesse estágio, é fundamental procurar ajuda.
O que é Dependência Química?
A necessidade constante e o consumo excessivo de drogas que modificam os comportamentos são características da dependência química. Essa condição é reconhecida como um distúrbio mental que pode envolver diferentes substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack, maconha e até mesmo remédios como tranquilizantes.
A dependência química é uma doença progressiva, incurável e fatal que afeta todas as áreas do dependente, tanto a área fisica, mental e espiritual.
Quais são os princípios básicos no tratamento da dependência química?
Mente aberta, honestidade e boa vontade são os três princípios básicos do tratamento da dependência química.
Tratamento e Reabilitação de Dependentes Químicos
Existem diferentes tipos de tratamento (ou recuperação) para quem sofre de dependência de substâncias, que podem ser feitos em clínicas ou em casa. O tipo de tratamento depende da substância que a pessoa usa.
Os tratamentos podem incluir:
- A desintoxicação (quando necessário, de acordo com a substância usada);
- O acompanhamento contínuo e o cuidado baseado na recuperação, que são essenciais para o sucesso do tratamento;
- O acompanhamento contínuo pode envolver grupos de apoio, terapia psicológica e supervisão médica.
- A terapia individual e familiar pode ajudar a resolver os problemas que causaram ou foram causados pelo transtorno de dependência de substâncias.
Sinais e Sintomas Apresentados por Dependentes Químicos
• Diversas tentativas sem sucesso de redução do consumo
Desejar continuamente ou tentar sem sucesso conseguir reduzir ou controlar o uso de drogas ou álcool.
• Aumentar sempre o consumo de álcool ou drogas
Usar drogas ilícitas ou beber grandes quantidades por mais tempo do que o planejado.
• Passar cada vez mais ou muito tempo com foco no consumo somente
Gastar muito tempo obtendo, utilizando ou se recuperando do uso abusivo de drogas ou álcool.
• O comprometimento da produtividade em diversas áreas
Uso contínuo de drogas ou álcool acaba interfirindo no trabalho, nos estudos ou nas tarefas domésticas. Até que desiste de diversas atividades ou atividade importante.
• Aparecimento de algumas doenças
Usar drogas ou álcool, mesmo diante do aparecimento ou agravamento de problema ou problemas físicos , psicológicos etc…
• Comprometimento nos relacionamentos
Usar drogas ou bebidas alcoólicas, mesmo com problemas de relacionamento continuados e causados pelo uso abusivo.
• Assume diversos riscos
Correr riscos, como riscos por atos insanos sexuais sem proteção ou até mesmo dirigir alcoolizado.
•Desenvolvimento da Tolerância
O desenvolvimento da tolerância ou necessidade de usar cada vez mais drogas ou álcool para obter o mesmo efeito.
Mudança das amizades
O isolamento social da própria família ou até mesmo de amigos e da sociedade como um todo. Permanecer mais tempo trancado no quarto ou outro ambiente no uso ou na depressão pós uso.
Clínicas de tratamento da dependência química sp
Mais uma opção para tratamento da dependência química abaixo
Mais opção de tratamento para dependência química
O Modelo de tratamento de tratamento dos doze passos é o mais conhecido no meio dos tratamentos da dependência química e ele está presente na maioria dos centros de tratamento / reabilitação do Brasil e de todo o Brasil, na Califórnia também ele é muito utilizado, foi nascido lá também no ano de 1948.
O tratamento reúne etapas importantes, como: desintoxicação; psicoterapia; ressocialização, na qual o paciente é preparado para o retorno ao lar e a sociedade.
Perfil do Paciente
O primeiro e mais importante passo no tratamento é a avaliação inicial: além, obviamente, de um exame da situação clínica do recuperando, será necessário investigar as áreas de funcionamento do indivíduo (familiar, ocupacional, social, médica, psiquiátrica, forense, entre outras…). Para isto a necessidade dos exames laboratoriais, que hoje são exigidos por lei.
Com base nesta avaliação, podemos determinar o grau de comprometimento do cliente com a dependência, ter uma primeira ideia de seu engajamento com o tratamento obtendo desse modo seu perfil.
Projeto Terapêutico
No caso do alcoolismo temos a prioridade toda a atenção voltada para a S.A.A. (síndrome de abstinência alcoólica), síndrome esta que no caso do álcool pode evoluir para complicações mais graves.
Nosso Projeto Terapêutico trata o alcoolismo em todas as suas variáveis: doenças relacionadas, auto-estima fragmentada, comprometimento da atividade cerebral, e outras complicações causadas pelo consumo do álcool. Buscamos, por meio de um treinamento de habilidades sociais, técnicas e estratégias, levar o cliente a entender sua realidade interior, resgatar sua auto-estima, e assim se reajustar à sociedade.
Resgatar a saúde psíquica e emocional é o nosso foco, motivando o cliente na reestruturação sua vida, adotando novos hábitos, saudáveis e produtivos, criando assim relações sociais estáveis.
Fases do Tratamento
Primeira fase: Desintoxicação
Em nossa Clínica de Reabilitação, o primeiro passo é o processo de ajuda ao dependente químico na fase da desintoxicação e síndrome da abstinência; contamos com profissionais para esta etapa que é a mais dolorosa para o dependente químico.
Segunda fase: Reabilitação psicológica
Para a continuidade do tratamento do dependente químico, não basta parar com o consumo das drogas ou do álcool, precisamos resgatar no dependente químico a capacidade de pensar com clareza, estimular seu desenvolvimento e sua auto-estima. O dependente químico precisa descobrir que existe uma maneira saudável de viver sem as drogas; esta é a principal fase do tratamento.
Terceira fase: Reinserção social
Nesta fase, o dependente químico volta a ter contato com a sociedade, desta vez com uma visão positiva da vida. Durante este período o recuperando faz visitas terapêuticas, retornando ao convívio com a família. Em seu retorno a comunidade o dependente químico trabalha com a equipe as dificuldades encontradas até atingir o equilíbrio necessário para uma vida saudável.