Qual é o custo de uma internação para alcoólatras?
Qual valor? Não existe um custo fixo para internação para um alcoólatra. O preço para tratar um dependente químico e um alcoólatra varia muito, depende bastante de uma série de coisas e contextos.
Confira também:
21 opções de clinicas reabilitação alcoólatras SP (capitalremocoes.com.br)
Exemplificando: existe a possibilidade do tratamento ser interno, externo ou parcial; se a clinica de reabilitação possui acomodações e uma estrutura muito bem montada e diferenciada;
se tem terapias, recreações em auxilio à desintoxicação, todos esses fatores são cruciais para a elaboração do preço de tratamento para o paciente.
Em primeiro lugar existem as clinicas de recuperação gratuitas porém nós não trabalhamos com elas mas você pode conseguir algumas informações no post abaixo ( São Beeem difíceis de conseguir e geralmente as vagas são pra quem está em condições de rua e isto é analisado):
Clínica de reabilitação Gratuita em São Paulo (capitalremocoes.com.br)
Existem alguns tratamentos de baixo custo, a clínica pode chegar a cobrar uma média de R$ 600,00 ao mês.
Já em clínicas de luxo e alto padrão os custos podem chegar ao valor de R$ 12.000 ao mês! Entende como isso varia?
Se o preço for muito abaixo da realidade do mercado, é bom desconfiar. Procure bastante sobre essas clínicas antes de fechar o tratamento, analise o histórico e as ferramentas de tratamento. Geralmente o preço reflete o valor ético, técnico, e profissional da unidade.
As internações para alcoólatras têm preços adequados e baseados na multidisciplinaridade da equipe de profissionais, assim com tem uma localização muito boa e terapias junto com a desintoxicação do corpo.
O que pode mudar o preço do tratamento nas clínicas de reabilitação?
Muitos fatores são levados em conta no momento de calcular o preço cobrado pela clínica.
Porém esta diferença é relativa a várias situações que podem deixar o tratamento na clínica mais caro ou barato. A seguir vamos relatar algumas dessas situações que levam a variação do preço:
O tempo de internação, pois alguns dependentes ou alcoólatras devem ficar por maior tempo na clínica de reabilitação do que outros e certamente quanto maior o tempo de tratamento na clínica, maior será o preço a ser pago pela internação.
A quantidade de profissionais das clínicas: dependendo da unidade ou do tipo de tratamento que cada dependente necessita, pode haver a necessidade de um número maior de profissionais trabalhando como médicos, enfermeiros, terapeutas entre outros muitos.
A infraestrutura do local, algumas unidades de reabilitação possuem piscinas, área verde, quadras de esportes, academias, sala de lazer e vários outras estruturas que podem tornar a mensalidade paga maior.
A localização da clínica pode encarecer a mensalidade também
A localização da clínica de reabilitação de alcoólatras interfere diretamente nos preços porque, dependendo da área locada pela clínica,
o bairro pode ser mais nobre ou mais popular, as despesas são maiores ou menores
respectivamente nesses casos. Assim como a infraestrutura: se existirem cômodos maiores e confortáveis, áreas de lazer e recreação, piscina, campo de futebol, entre outras instalações, o preço pode subir bastante,
porém também é possível que o tratamento seja pago por planos de saúde.
É bom lembrar que atualmente contamos com clínicas de recuperação em todos estados do Brasil, geralmente nossas unidades contam com 3
modalidades de internação: Internação Involuntária, Internação Compulsória e a Internação Voluntária.
Internação Voluntária – é quando o viciado aceita sua situação e resolve se internar por conta própria, ele deve assinar um termo de consentimento no momento da iniciação ao tratamento.
Internação Involuntária – é quando uma pessoa que não seja o dependente solicita a internação sem o consentimento do paciente, o Ministério Público deve ser comunicado pelo hospital na qual o paciente está internado no prazo de 72 horas para realizar a internação.
Internação Compulsória – também contra a vontade do dependente, porém com mandato judicial para que ocorra a internação obrigatória.
Existe a possibilidade de haver internação psiquiátrica voluntária ou involuntária, este tipo de tratamento só pode ser determinado pelo médico responsável e devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina de seu estado.
O médico irá avaliar, entre outras coisas, se o estado de saúde emocional e mental do dependente oferece risco a si próprio ou a sociedade como um todo, a principal justificativa para haver uma internação involuntária.
Um dos maiores problemas nestas decisões é a concordância ou não entre a opinião do médico e o pensamento dos familiares e mais próximos
Os tipos de tratamento para dependentes químicos e alcoólatras
A grande variedade de tipos de tratamento faz uma grande diferença no preço cobrado. Por exemplo, as internações nas clínicas de reabilitação
costumam custar mais caro do que os programas ambulatoriais, pois eles demandam que o dependente viva em um só lugar por um longo período para se tratar por completo.
O vicio em drogas ilícitas e em álcool são comprovadamente patologias, ou seja, doenças . Isso não tem discussão.
Uma parcela das clínicas de reabilitação cobra uma taxa extra pelas atividades a mais oferecidas durante o tratamento, então é importante ficar atento a todos esses detalhes antes de resolver fechar acordo.
Serviços extras inclusos
Muitas clínicas possuem infraestrutura e conforto especial para ajudar ainda mais no processo de recuperação, podemos citar acupuntura, terapias
holísticas, ioga, massagem, atividades esportivas, fisioterapia entre outros. Todos estes fatores contam na hora de calcular o preço total do local.
As clínicas de custo mais baixo, os quartos geralmente são compartilhados com outros pacientes. Já nas clínicas mais caras, os quartos são individuais. Portanto a escolha fica a seu critério e ao seu poder aquisitivo.
A duração do tratamento nas clínicas
Quanto mais se estender o período de tratamento, maior será o preço a ser pago. Um programa de internação mais simples geralmente dura de 15 a 30 dias. Já o tratamento intensivo varia de 90 a 180 dias.
Este assunto costuma ser decidido na reunião inicial de admissão, nesta hora o médico ou conselheiro avaliar e define o tempo ideal para a reabilitação.
Não confie em preços muito baixos, você pode estar dando um tiro no próprio pé. Já dizia o ditado popular: o barato pode sair caro.
Vale lembrar que não estamos negociando algo comercial, mas sim uma ajuda a uma pessoa querida que passa por uma situação que não queremos que ela passe, queremos sua pronta recuperação.
Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas com relação a parte financeira e escolha a clínica que mais cabe no seu bolso!