Clínica de reabilitação de álcool e drogas feminina em SP
Geralmente é de 6 meses no caso de primeira Internação e 3 meses para pacientes que já concluíram alguma internação.
Trabalhamos com Internação:
Voluntária e Involuntária.
Fazemos Remoções:
Método de Tratamento
1ª Etapa:
Aspecto Físico, desintoxicação e adaptação ao convívio; conhecimento do programa; Reeducação alimentar, bem como aspectos físicos fragilizados pelo motivo do uso compulsivo da droga e do álcool.
2ª Etapa:
Aspecto Psicológico (autoconhecimento de seu eu interior e conhecimento de sua doença) Terapia e psicologia aplicada.
3ª Etapa:
Aspecto Espiritual (valorizar as pequenas coisas e desta maneira valorizar a vida) Fé em um poder superior.
Os princípios fundamentais que regem nossa instituição são: O AMOR, DISCIPLINA, RESPONSABILIDADE, ESPIRITUALIDADE, LIBERDADE e TRABALHO, visando à melhoria da qualidade de vida do dependente e sua família.
A Dependência Química é uma doença: progressiva, incurável e fatal, logo a recuperação é progressiva, contínua e traz vida em plenitude. Não existe uma cura, médico ou remédios, pois ela é incurável. O que podemos fazer é tratar e estacionar. O modelo de internação que seguimos é o de conscientização. Baseado na filosofia de doze passos de Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA), estamos alcançando excelentes resultados.
Oferecemos ao residente, dentro de nossas dependências o programa de doze passos, espiritualidade, terapia racional emotiva, programa de prevenção a recaída, arte terapia, vídeo terapia, laborterapia, atendimento psicológico individual e em grupo, quatro refeições diárias e demais necessidades para a recuperação do interno.
Atividades Terapêuticas
Espiritualidade
Realizada após o café da manhã é a primeira reunião do dia na rotina diária das clínicas. Cantamos louvores no início da reunião, depois é lido um capítulo da Bíblia Sagrada e aberto para que o grupo comente ao término o facilitador da reunião faz as considerações finais e cantamos novamente pedindo ao nosso poder superior (DEUS) orientação em nosso dia.
Reunião de sentimentos:
Esta reunião tem por objetivo, fazer com que o residente partilhe os sentimentos identificados no decorrer do dia. É muito importante esta reunião de partilha, pois o residente aprende a identificar e expressar seus sentimentos, tornando-se conhecido para o restante do grupo, e ouvindo sua própria voz falando de si. Este também ouve as individualidades do outro. Tudo isso com a possibilidade de ouvir retorno dos companheiros. O retorno é uma forma de avaliação, e de ser ajudado por parte dos companheiros aos sentimentos que vive o partilhador, sempre com intuito de crescimento na recuperação. É através dos retornos que os companheiros, a partir de suas experiências sugerem alternativas. Sempre quando alguém partilha seus sentimentos, eles coincidem com os sentimentos de outros companheiros ali presentes, formando-se assim, elos de união e objetivos comuns.
Psicoterapia Individual:
Este é um atendimento que possibilita com que os residentes entrem em contato com suas dificuldades e consiga algumas alternativas que são viáveis ao equilíbrio emocional, promovendo o desbloqueio de núcleos de conflitos que geram situações tensionais. Propicia um espaço de reflexão, buscando estratégias de enfrentamento para situações de risco, tão necessárias na vida de um dependente químico.
Reuniões de 12 Passos:
Reuniões ministradas com o objetivo de oferecer aos residentes, aprendizado e reflexão sobre os passos, princípios espirituais e toda a literatura de Narcóticos Anônimos.
Laborterapia: (Terapia do Trabalho)
Atividade realizada no período da manhã. Nossos objetivos com a Laborterapia, além da “não ociosidade”, são inúmeros; por exemplo: Trabalhar os sentimentos (mágoa, orgulho, frustração, perda, raiva, amor, etc.);
- Descobrir e desenvolver habilidades;
- Elevar sua autoestima;
- Produzir, tendo a possibilidade de ver o fruto da produção;
- Aceitar limites e regras; ter disciplina;
- Perceber suas responsabilidades;
- Assimilar a ajuda mútua;
- Desenvolver a percepção e a preocupação com o outro;
Concentração e Atenção;
- Desenvolver a noção de começo, meio e fim de uma atividade;
- Aprimoramento da conduta e caráter;
- Organização, Reabilitação física, mental, espiritual entre outros.
* Os trabalhos são executados em grupos, divididos.
TRE – Terapia Racional Emotiva:
São reuniões semanais que ensinam o dependente a como lidar com os sentimentos. Estudamos: A Raiva, A Vergonha, Rei Bebê, O Luto, Pensamento Destrutivo e outros temas. Estes estudos são muito importantes na recuperação.
P.P. R – Programa de prevenção a recaída:
Essa reunião é uma das mais importantes, mostramos para os residentes químicos e alcoólatras algumas ferramentas que devem ser utilizadas após o período de internação. São os “EVITES E OS PROCURES”. EX: PROCURE um hobby, ir à sala de anônimos, uma religião, novas amizades, etc. EVITE velhos amigos, velhos hábitos, velhas ideias, etc.
Observação: Se a pessoa trabalha registrado ou trabalhou nos últimos 12 meses registrado em carteira ou paga o Carnê do INSS, nosso Psiquiatra emite um laudo com CID da Doença (Dependência Química) que vai do F 10 ao F 19 e conseguimos dar entrada no Auxílio-doença para nossos Pacientes!
Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de álcool e drogas.
Nossos Serviços
Valor do tratamento completo de 6 meses:
7 parcelas de R$1000
Todas as nossas unidades trabalham com o tratamento Minesota.
O Modelo Minnesota nasceu nos Estados Unidos há cerca de 50 anos no Estado de Minnesota, sendo implantado em diversos países com enorme sucesso. Devido às altas taxas de recuperação que consegue atingir, pode mesmo ser considerado um dos Modelos mais eficazes no tratamento da DEPENDÊNCIA QUIMICA. Baseia-se na filosofia dos 12 Passos dos ALCOÓLICOS / NARCÓTICOS ANÓNIMOS. Consiste num modelo psicoterapêutico de origem humanista cujo objetivo é a abstinência total do consumo de substâncias psicoativas, capazes de provocar oscilações artificiais dos estados de humor e comportamento do indivíduo. Pretende-se com este modelo ensinar o dependente e a sua família a modificar as suas atitudes e comportamentos através de um método de trabalho que tem foco nos princípios dos grupos de autoajuda, grupos de sentimentos, terapia racional-emotiva, psicologia transacional, palestras, filmes didáticos e terapias individuais. Através destas técnicas o indivíduo adquire uma consciência, até então inexistente, das implicações da sua doença, e consequentemente uma maior responsabilização pela sua recuperação. Através da partilha aprende com os outros elementos do grupo a identificar e a lidar de forma construtiva com os seus sentimentos e emoções e não de forma destrutiva como fazia no período de consumo das substâncias psicoativas. Este modelo abrange também o tratamento dos DISTÚRBIOS DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR (OBESIDADE, COMPULSÃO,ANOREXIA E BULIMIA), assim como o JOGO, visto que toda e qualquer dependência física ou mental, é antes de tudo um DISTÚRBIO DO COMPORTAMENTO EMOCIONAL E AFETIVO (ADICÇÃO)
Equipe
• Médicos
• Psiquiatras
• Clínico Geral
• Psicólogas
• Enfermeira
• Psicoterapeutas
• Terapeutas
• Conselheiros
• Nutricionista
• Cozinheiro(a)
• Educador Físico
• Monitores